8.9.09

Liedson: um caso de racismo


É claro que houve aqui e ali uma vozes mais críticas em relação ao Deco quando este se juntou à Selecção Nacional. Mas em relação a teorias fronteiriças todos se silenciaram aquando do nacionalismo ébrio que envolveu a passagem do Scolari (sim, a primeira cara da Selecção era um brasileiro) pela nossa equipa.
E se vêm com aquela de que o Deco é um jogador excepcional (e é bom, sim senhora), também não ouço ninguém bradar as céus pelo facto de termos um brasileiro naturalizado a jogar numa posição para a qual manifestamente não faltam bons jogadores - refiro-me a Pepe, pois claro, que não é um central por aí além e enquanto trinco faz rir.
Agora, e depois de inúmeras experiências de avançados portugueses (uns mais conhecidos, outros menos conhecidos, que vêm da Grécia, por exemplo, mas nem uns nem outros marcam golos), eis que chega um verdadeiro ponta-de-lança, que dá o litro, marca golos e sempre revelou ter uma fidelidade perante o seu clube - sim, um clube português - que nenhum dos outros alguma vez esteve interessado em ter. E que burburinhos ouvimos? Que a Selecção está descaracterizada e que o Queiroz escolheu o Liedson por desespero. Que piada!
Se Liedson se chamasse Abílio Silva e tivesse nas faces a mesma cor que o Murtosa tem nas nádegas estou certo de que não haveria desconforto algum.

13 comentários:

frederico disse...

Concordo contigo, raul. É incrível como muitas pessoas se referem aos brasileiros com tamanho ódio. E, se repararmos nos jogadores que compõem o normal lote da selecção destacamos: Rolando: Cabo Verde; Yannick - Guiné Bissau; Daniel Fernandes - Canadá; Nélson - Cabo Verde. Se um Cabo-Verdiano se pode naturalizar portugues e joga por Portugal como se nada houvesse, porque não pode um Brasileiro? Não foi também uma antiga colónia portuguesa? É só uma questão de tempo passado? se calhar daqui a 150 anos vamos estar todos contra os naturalizados cabo-verdianos. Se pode votar, pode jogar. Espero que nas próximas eleições todos estes meninos vão lá as urnas pôr o seu voto, ou então que marquem uns golos e nos ponham no Mundial, que o resto não interessa nada!

Anónimo disse...

Que exagero!.. Pode até ser um caso de racismo, sim, mas um racismo...clubístico! O problema nada tem de raça, mas sim de clube. Se fosse jogador do FCP todos os seus adeptos concordaria, tal como todos os lags concordam com o Liedson na selecção. O mesmo se fosse um jogador do SLB, pois todos os Benfiquistas aplaudiriam a sua chamada.
A poucos interessa verdadeiramente apoiar a selecção, mas sim os seus jogadores na selecção!

djeiti

Bobe disse...

Quanto a este tema. Acho q tanto o autor do post, como os comentários do Frederico e do djeiti têm razão.
1.º Para muitos um Abilio Silva branco seria bem + tolerável
2.º Para muitos a clubite não acaba na selecção. mesmo agora que cada vez há menos jogadores dos 3 grandes portugueses na selecção.
3.º Há uma falta de critério enorme tanto da FPF como do público que o Fred demonstra aqui. Não sei se é xenofobia, racismo ou outra coisa, mas estou curioso quando um Bogdan Savicevic for português o que acontecerá...

Cisto disse...

Djeiti,
Não me lembro de ter visto sportinguistas ou benfiquistas a achincalharem o Scolari ou o Madaíl pelas inclusões do Deco e Pepe.

Anónimo disse...

É verdade que não houve um mediatismo tão grande, mas também houve bastantes críticas. Inclusivé de próprios jogadores (como o Figo e Rui Costa que se manifestaram contra).
Mas a realidade era diferente:
1º, posso estar errado, mas penso que quando eles entraram para a selecção ou estavam de saída ou já tinham saído do FCP (mas pelo menos tinham a bençao do Pintinho), enquanto agora o Liedson é e continuará certamente onde está.
2º, entraram numa fase da selecção em alta, com boas campanhas desportivas e uma inigualavel afinidade entre selecção e adeptos, enquanto que agora as críticas à selecção estão no auge do "bota abaixo" algo que tem sido constante desde que entrou o Queiroz, pelo que esta surge apenas como mais uma desculpa/oportunidade para quem sempre foi contra o CQ poder criticar à grande.
3º, na altura da entrada do Pepe e Deco eles nao surgiram de emergencia e desespero, requerendo-se interesse publico e contorno das burocracias para apressar a sua naturalização, como aconteceu agora. Foi teatro infeliz por parte dos responsaveis da FPF, em desespero a fazer (como disse e bem o Tomasson) contratação de ultima hora para tapar buraco urgente e disfarçar a vergonha que tem sido a campanha nesta (tentativa) qualificação. Penso que é também por essa atitude desesperante que muitos fincam o pé.
Se virem bem, caso Portugal nao se qualifique, ficando de fora do Mundial de 2010, tendo o Liedson agora 30/31 anos, e só entrando agora no grupo "tuga", quanto jogos fará ele pela equipa das quinas?... Valerá a pena tanta triste figura e tanto alarido que se fez para o meter lá?
Mas continuo a crer que se ele vestisse de águia ao peito ou mesmo se tivesse a bençao do Pintinho, seriam muito menos as vozes críticas.
Independentemente da cor ou naturalidade.
Penso eu de que... :)

djeiti

PC Jr. disse...

Pior do que tudo isto, e não se fala, Liedson é homossexual... vai rebentar com o balneário!

Cisto disse...

sim, concordo contigo, mas eu ate acho que o facto de ele ter 31 anos eh precisamente o que faz dele uma boa aquisicao: nao ira tapar oportunidade a um eventual futuro ponta de lanca por 5 ou 6 anos, como Deco e o Pepe fazem, o que nao se avista ainda de momento, mas esperemos todos que surja um novo Jorge Cadete o mais breve possivel.

Bobe disse...

surgirá um melhor...

Anónimo disse...

Sem dúvida. Nelson Oliveira...mais 2 aninhos e está aí pronto pra ser titular da selecção...
Até lá vamos ver no que dá o jogo desta noite.
Eu cá para mim já estou a imaginar o Scolari preparadissimo para ir para a rotunda do Marques lá no Uzbequistão pra comemorar o resultado desta noite...hum...?!...

djeiti

Bobe disse...

exacto, que não seja tapado no clube e na selecção...
ele e o orlando sá serão acima da média

PC Jr. disse...

temos o Hulk!

Cisto disse...

lá tinha de vir a obsessão com o hulk...

frederico disse...

Se daqui a 4 anos o Hulk ainda não vestir de Amarelo, o que será algo dificil, temos jogador para a selecção!