8.10.09

o Paulo Bento e o sexo estilo missionario

Diz o Manel Jose que o Paulo Bento tem feito um trabalho notavel.
Tem.
Tendo em conta a sua inexperiencia e uma direccao determinada a comprar Farneruds e Purovics, sabe-se la com que motivacoes empresariais, foi notavel ter atingido uma certa coesao de balneario que permitiu ao Sporting bater-se nos ultimos anos no campeonato com algum espirito competitivo, fruto em grande parte de um Benfica apatetado e ausencia de outros clubes significativos no nosso pais. Atingiram-se assim os segundos lugares e umas tacas de Portugal. O que nao foi mau, admito. (E para os que menosprezam a Taca de Portugal, ainda me lembro da primeira taca que vi o Sporting ganhar em 95, frente ao Maritimo, gracas ao golos do homem-da-mochila, Iordanov, e da euforia de sangue que isso me deu. Mas estavamos em tempos de uma certa ingenuidade, quando o futebol europeu nao se encontrava muito diferente do que era ha 40 anos atras.)
E por isso agradeco ao Paulo Bento, treinador escolhido pelo acaso e por motivos financeiros, essencialmente, que agarrou na estrutura que o Peseiro tinha montado (este sim um bom estratega, homem inteligente) e juntou-lhe a garra e determinacao que o sotor nao tinha (quando Rochemback o mandou tomar na bilha, deu-me a sensacao que o Peseiro ate lhe agradeceu a criativa sugestao).
Resultado PB: um futebol mais ou menos organizado mas muito esforcado, sempre, alguma sorte, algum azar, e que funcionou mais ou menos.
Erros cometidos nao foram nunca eliminados (fraqueza aerea, apardalamento nas bolas paradas, ausencia de criatividade tactica, fulgor ofensivo pouco suportado fruto de velocidade cruzeiro na transicao defesa-ataque) e pouco a pouco o modelo esgotou-se.
Isso foi visivel para varios sportinguistas a meio da epoca passada (sobretudo), e a incapacidade do Paulo Bento de mudar de corte de cabelo, assim como de atitudes tacticas, tornou-se insuportavel.
E impensavel nao se mudar de treinador. Ja. Nao tem nada a ver com a chicotada psicologica precoce descrita aqui. Trata-se de um problema de fundo que tem sido adiado ad aeternum, ou, se preferirem, forever. Um problema ha muito identificado pelos sportinguistas mais atentos, como ovencido candidato as eleicoes presidenciais do Sporting. E desafio aqui qualquer sportinguista a defender a continuidade deste treinador usando criterios racionais. Agradeco ao Paulo, sinceramente, pelo trabalho feito. Mas chegou ao fim.
Ha muito que todos deviam ter desconfiado da sinistra insistencia no risco ao meio: um homem tao teimoso como este nao podera nunca ser grande coisa como treinador, como lider, e faz-me perguntar se a sua esposa nao estara farta de ser comida sempre da mesma maneira. E' que eu estou!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ad aeternum.

Bobe disse...

um dos grandes do problema este ano do Sporting é o atraso que têm para o benfica. o JEB considerou-o há tempos o melhor treinador de sempre do Sporting. e pq terá sido? Pq acabou sempre à frente do Benfica? ou porque no somatorio destes 4 anos teve 4 jornadas no 1º lugar?

Luis disse...

Se é para substituir por “mais um estratega e homem inteligente como o Peseiro”, eu acho que devemos ir em frente e substituir o Paulo Bento.

Aliás homens como o Peseiro, que demorou 2/3 de um campeonato a perceber que o rogério não podia jogar a trinco, que perdeu um campeonato em que o Porto perdeu mais de 20 pontos em casa, que depois de perder na Luz o campeonato ainda foi à conferencia de imprensa dizer que podia ser campeao, é dos que precisamos: homens inteligentes a quem so falta mesmo pulso. De resto têm tudo. Aliás, homens inteligentes como Peseiro (uma fotocópia de boa qualidade do Prof Queiroz) que tem mostrado a sua capacidade um pouco por todo o mundo, com os resultados que se conhecem. Aliás neste momento deve ir à frente do campeonato onde treina.

O principal responsavel pelo estado a que o clube chegou é so um: José Roquette. É pena não termos um Berardo. Não para meter dinheiro no clube. Mas para fazer o que ele fez aos do BCP: processar presidentes e admnistradores por crimes de gestao danosa. São todos criticados, mas Roquettes e companhias continuam a passar no intervalo da chuva. Herdaram um passivo de pouco mais de 20 milhoes de euros, e deixaram um clube com 1/3 dos socios, acabaram com as modalidades amadoras, delapidaram patrimonio desportivo e não desportivo e entregaram o clube a banca.

Cisto disse...

Caro Luis,
Nao me fiz entender. O Peseiro armou uma equipa que jogou bom futebol, mostrou competitividade (em Portugal e lá fora) e quase ganhou (quase) competições importantes. Não vamos esquecer que o PB agarrou-se ao esquema táctico do Pseiro com unhas e dentes, até a teta da vaca murchar.
Por outro lado, como tentei explicar, a ausência de caracteristicas de liderança incapacitam o Peseiro de ser um bom treinador principal. E nao o quereria de volta. (Mas convém também lembrar que as alternativas a trinco eram o Custodio e o Luis Lourenço. entre estes e o Rogério...)
Por outro lado, casquei no treinador desta vez, mas uma análise aos meus textos anteriores e concluirá que não poderia concordar mais consigo: a podridão não é de facto tão superficial quanto o cocó Bento.
Obrigado pelo contributo.

Luís disse...

Caro Raul,

Permite-me discordar do facto de as equipas do peseiro terem sido competitivas cá dentro e lá fora.
O Peseiro nos ultimos 10 anos (não quero ir mais para trás) foi a par do Boloni (no seu segundo ano) o treinador que menos pontos fez num campeonato (61 pontos). É certo que o Paulo Bento fez 55 pontos em 2008, mas havia menos 4 jornadas, visto que o campeonato reduziu-se de 34 para 30 jogos. Fazer 61 pontos num campeonato em que o Porto perdeu mais de 20 pontos em casa, e mesmo assim ficar em terceiro lugar, não me parece que seja sinal de competitividade. Parece-me acima de tudo, uma incapacidade de não aproveitar o campeonato mais facil das ultimas decadas.

Quanto à campanha europeia: ainda estará para vir uma equipa,sem ser o Sporting nessa epoca de 2004/05, que chegue a uma final de competicao europeia, sem defrontar nenhuma equipa alema, espanhola ou italiana. Mesmo assim, e com uma final em casa, a ganhar 1-0 ao intervalo, Peseiro conseguiu perder.


Peseiro teve um plantel muito forte que ele proprio não soube gerir. As suas opcoes tacticas eram muito discutiveis, e as equipas montadas para os ultimos dois jogos (Benfica e CSKA) revelam que o problema não era so falta de pulso, era muito mais que isso: incompetencia tecnico-tactica. Desde jogar na Luz sem nenhum avancado, a colocar o Barbosa a jogar 180 minutos, a meter o Rogerio no meio campo contra os russos, a inserir o Enakharire que vinha duma paragem de muitas semanas na final da Uefa, parecem-me demasiados erros para 4 dias.

Por ultimo, o jogar bem é uma coisa tao relativa (não sei se consideras que a equipa do Inacio com que fomos campeoes jogava muito…): com um meio-campo em que o jogador mais tosco era o custodio (moutinho, rochemback, sa pinto, hugo viana, carlos martins, barbosa,tello, etc), ficaria surpreso se a equipa não trocasse bem a bola. Onde se ve realmente a incompetencia de um homem é quando se tem 3 centrais bastante aceitaveis (polga, enakharire e beto), laterais melhores do que temos hoje (rogerio, rui jorge) e mesmo assim, se sofre mais de 30 golos num campeonato. O dedo do treinador vê-se na organizacao da equipa, e de facto esse Sporting tanto podia dar 5, como levar 3. E ao contrario do que dizes, as alternativas ao custodio, eram moutinho e rochemback. A primeira vez que ensaiou os dois (depois de levar 3 na Madeira, ao colocar Rogerio no meio campo), fomos ganhar 2-1 a Roterdao.

Quanto ao mais, creio que se o Paulo Bento tivesse tido a ajuda dos astros e a conjuntura favoravel que o Peseiro teve (planteis fortes e rivais fracos), certamente que já teríamos sido campeoes.

abraco

Cisto disse...

O Peseiro esta longe de ser um treinador que me cause saudades. Nao me reocrdava dessa situacao do jogar sem avancados contra o Benfica, mas agucaste-me a raiva que na altrua senti ao homem.
E dou o braco a torcer, depois das tuas alegacoes, que terei exagerado ao chama-lo de um inteligente estratega.
Simplesmente sempre achei que o homem cometeu erros, alguns cobardes, mas mostrou-se inventivo e repito a equipa tinha uma fluencia ofensiva que nunca vi com o P Bento. Sofreu muito golos muito por culpa da insistencia da armadilha do fora de jogo e eh verdade que com o Bento melhoramos muito defensivamente, numa fase inicial.
Mas nao vamos dizer que o Bento teve o azar dos astros. Eh verdade que o Porto tem estado nos ultimos anos dificil de bater, devido a sua constancia, mas o Benfica tem estado por outro lado meio desfeito. E foram "ene" os jogos em que o Bento ganhou nos ultimos minutos, apos uma partida miseravel em que o Sporting pouco ou nada fez para vencer, em especial na ultima epoca. Se ha coisa que ele nao tem tido eh azar.
Quanto ao plantel, torna-se-me incompreensivel como eh que um treinador que se queixa do plantel nao consegue resolver problemas pessoais nos casos do Stojkociv, Vukcevic, Djalo, Veloso, etc. Por outro lado, por que razao jogava o Moutinho melhor com o Peseiro do que com o Bento? Por que razao o Bento nao se pronunciou quando o Sporting perdeu estupidamente um jogador como o Tello? O homem esta no clube ha 4 anos, nao me digas que ele nao tem uma palavra a dizer nas contratacoes e dispensas de jogadores??

abraco