15.10.09

Objectivos do Sporting - entrevista de JEB aos jornais

Quando Bettencourt chegou a presidente entitulou Paulo Bento de melhor treinador da história do Sporting. Logo aí achei estranho, não só pela forma como Paulo Bento nunca pôs o Sporting a jogar à bola, mas também por em 4 anos ter ficado apenas 4 jornadas no 1º lugar. Lugar que pretensamente é o objectivo do Sporting.
No entanto, esta época parece que as pessoas acordaram e embora o Sporting apresente uma performance de certa forma semelhante a outros anos, as pessoas até então adormecidas repararam no péssimo desempenho da equipa, estando mais indignadas que nunca. Eu, como benfiquista, sempre achei que seria por estarem atrás do Benfica. Suspeita confirmada agora numa entrevista de Bettencourt ao Record (versão integral) em que diz:

"- O Sporting vai ter mais recursos financeiros para investir no futebol. Esse é o grande argumento?

- É o objectivo, claro. Quando o Sporting se sagrou pela última vez campeão, gastava o mesmo que o FC Porto e o Benfica. Eles hoje gastam e investem mais, enquanto nós gastamos menos do que em 2002. Temos um orçamento que se calhar é caro para ficar em 3º lugar e que para ser campeão é muito barato.

- Uma boa desculpa...
- Não é desculpa nem desresponsabilização, mas põe mais pressão em todo o lado. O Sporting trabalhou mal a questão do 2º lugar. Sabíamos todos que era difícil ficar quatro anos à frente do Benfica e que a probabilidade de isso voltar a acontecer iria reduzir-se de época para época.

- Tendo essa consciência porque elevou a expectativa quando se candidatou?
- Foi talvez um dos problemas da minha candidatura: todos sentiram a pressão de fazer um brilharete. Talvez também não contássemos muito com o pé no acelerador do nosso concorrente. A verdade é que se criou uma pressão muito grande a todos os níveis, inclusivamente equipa técnica e jogadores. Todos sentiram uma pressão brutal de não falhar. Essa pressão vem da autoexigência e do brio. Por outro lado, anteriormente, poderíamos dizer que o plantel do Sporting era muito jovem e que, de alguma forma, essa circunstância permitia-lhe estar liberto de uma certa pressão. Mas hoje eles já não são os jovenzinhos que acabaram de chegar à equipa e passaram a sofrer a cobrança de fim de linha.

Enfim, temos então o verdadeiro objectivo do Sporting desmascarado numa entrevista que acaba por mostrar o lado mais cómico-dramático do presidente do Sporting. Estranho ver um clube como o Sporting com estes objectivos, mas a partir do momento em que são presididos por alguém que considera uma cruz ter sido campeão...

Para terminar o tema "objectivos" digo-vos que embora o Benfica tenha andado mal classificado (3ºs e 4º lugar), sempre olhou para o 1º lugar e considerou seu concorrente a equipa que vai em 1º lugar.
----

Mas esta entrevista é tão rica que não poderia apenas terminar a minha análise neste tema, mas antes de passar a outros pontos, informe-se o sr Presidente ("Mas hoje eles já não são os jovenzinhos que acabaram de chegar à equipa e passaram a sofrer a cobrança de fim de linha") que a média de idades dos jogadores utilizados este ano é inferior à do ano passado, como se pode ver aqui. Mas continuemos a dissecar esta entrevista:
"- Vítor Pereira disse que estaria disponível a receber em audiência quem quisesse ser esclarecido pela comissão de arbitragem.

- Assim como aos clubes é exigido outro tipo de comunicação, também acho que há coisas que podem e devem ser explicadas para conforto de todos. Por exemplo, se na final da Taça da Liga há um erro grave que influencia e determina o resultado, os responsáveis devem vir a público dizer: isto correu mal, errámos! Põe-se um ponto final no assunto e seguimos todos a nossa vida.

- Insistindo: Vítor Pereira está disponível...
- É um caminho que pode e deve ser usado. Tem de haver maior aproximação.

- Mas já usaram?
- Não. Temos andado de costas voltadas. Temos todos a obrigação de melhorar as relações.

- A arbitragem serve de desculpa para tudo?
- Não, nem o Sporting usou esse argumento."

Enfim...

----------

- Como reage à antipatia que se gerou em relação a Ângulo logo no primeiro jogo?
- Acho que ao segundo já foi melhor... Ele sabe como é, aguentou bem. Tem muitos anos de futebol.

Desconheço qual o segundo jogo. Mas ou foi na Holanda em que entrou ao 82min ou foi contra o olhanense que saiu aos 27min.

------

- Com o Hertha o Sporting ganhou e a reação foi idêntica...

- Acho que aí exagerámos na má exibição.

Muito bom este conceito de quantificar as más exibições.

-------

Para acabar, JEB deixa-nos em tom paternalista com um conselho:

"Demora tempo conhecer o Sporting. Não se nasce presidente do clube em 24 horas. Precisei de 3 meses para perceber o que é o clube. Aliás, recomendo vivamente a quem tenha a ambição de ser presidente do Sporting para se preparar e estudar"

Sem comentários: