17.11.09

O Presidente vai bebado

Os vídeos que circulam no youtube não são grotescos porque o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deambula pelo palco segurando um microfone com uma mao enquanto que a outra tenta puxar o animo da gente que o observa, ao jeito de um cantor de música popular ligeira (vem-me à cabeca um Clemente em estado decrépito) . Não são grotescos porque se lhe junta o Presidente do clube para cantar o refrao de uma musica com gosto a passado, de maracas nas mãos, em ritmo trapalhao, camisola de futebol e chinos Polo Ralph Lauren 3 tamanhos acima do seu. Não são grotescos porque se vêem naqueles festejos bizarros gentes carecas, barrigudas, de desgastados bigodes vestindo t-shirts com a paradoxal inscrição Juventude Leonina. Nem muito menos são grotescos porque um indivíduo com trissomia 21 ocupa, a dada altura, o primeiro plano da filmagem amadora. Em suma, não são grotescos porque o Sporting é clube de gente fina e não de arraias de chourico no pão, como alguns pretendem por vezes passar.

Os vídeos são grotescos, sim, porque, tal como os primeiros momentos da campanha eleitoral deste indivíduo, incluem o que toda a gente entende como sendo uma farsa; uma mentira; um deslocamento. Um O próprio JEB quase que não tenta disfarcar a dissociação entre a máscara e a sua propria cara, como se estivesse logo a prever que a dita filmagem seria motivo de troca de milhares de pessoas (especialmente dos benfiquistas) nos dias seguintes.


Mas, acima de tudo, o que me incomoda mais nestes freak shows é o facto de estes videos poderem ser actuais. Este e' um Presidente que em vez de direccionar as suas energias para o sucesso desportivo do Sporting prefere apostar em campanhas de angariamento de popularidade juntos dos nucleos. Acho optimo a descentralizacao do Sporting, havendo, como todos sabem, adeptos fervorosos nas partes mais distantes de Portugal. Mas se temos de pagar uma fortuna para ter um Presidente a tempo inteiro, ao menos que mostre competencia e profissionalismo, que mostre saber escolher uma boa equipa a nivel de dirigentes e equipa tecnica, que demonstre capacidades de negociacao, que saiba conciliar a família sportinguista (e isso nao se faz abanando maracas) e lide com a comunicacao social com destreza. A bronquice esteve desde logo 'a vista de todos.

É, pois, inexplicável preferir abanar bandolins perante meia centena de bêbados (bêbados, sim, porque não aceito que uma pessoa sóbria se disponha a assistir a semelhante espectáculo) do que apresentar o treinador que vai ter das tarefas mais dificeis desde os tempos em que o Octávio Machado foi contratado. É a confissão de que, durante toda a novela Paulo Bento, JEB foi até sincero: PB era o seu amante e agora não quer saber de mais nenhum. Let's party!

1 comentário:

frederico disse...

Só agora reparei no gajo com trissomia... AHAHAHHAHAHAH