No dia em que falava com o blogger Bernardo sobre a qualidade das equipas portuguesas para os orçamentos que têm (tema para futuro post), deparei-me com um mal que não se vê noutros grandes campeonatos da Europa, os autocarros à frente da baliza. O autocarro, versão portuguesa de catenaccio, ao contrário do seu semelhante italiano, não se compadece com grandes tácticas, aproximando-se mais de um salve-se quem puder.
Mas enfim, autocarros à parte, falaria aqui destes guarda-redes magníficos por umas horas que tudo defendem. Geralmente estes guarda-redes quanto mais trabalho têm, mais brilham e defendem e é por isso que não podem jogar nos grandes, porque nos grandes é só preciso fazer uma ou duas defesas por jogo e com tão pouco trabalho acabam por mostrar as suas debilidades. Se existe lógica neste raciocínio, eu não a encontro. Mas existem muitos exemplos que demonstram a veracidade do mesmo.
Depois do jogo de ontem fica então a questão: Peiser é mais um Marco Tábuas ou um jogador que merece uma ascensão Cissokhiana?
7 comentários:
voces queixam-se muito das equipas defensivas, e no entanto, parece que quando jogam com equipas mais ofensivas, como o Braga, levam na pa'. curioso.
Raul: hehehe.
João: este tipo de guarda-redes à Marco Tábuas (excelente exemplo) são normalmente tipos agéis e instintivos que trabalham bem entre os postes, protegidos por uma defesa que ocupa a àrea. Por serem institivos, são também guarda-redes de engate: quando ganham moral vão a todas. Fatidicamente, acabam por ser guarda-redes deficitários em concentração e decisões de saida.
No caso específico do Peiser, ontem não o vi fazer nada digno de registo que não fosse entre os postes o que parece colocá-lo no perfil que descrevo acima.
Peiser é guarda redes p o Porto, claramente.
Queriam era mais algo tipo Pf(e)izer...
Aliás as equipas só jogam à defesa contra o todo poderoso Benfica...contra o FCP e SCP jogam cara a cara... :)
O futebol português é isto equipas pequenas a defender até poderem...
Vale pouco e cada x é mais desinteressante... Quantos de nós ficamos em casa para ver uma partida de futebol do campeonato português (mesmo que seja da nossa equipa) tendo outro qq programa minimamente interessante?
Gostei da definição de guarda-redes de engate: quando ganham moral vão a todas.
:D
Muito bom!
Pelo sim pelo não porque não acompanhar atentamente este GR em próximos jogos para tirar as dúvidas? Um jogo não faz um jogador.
concordo com a ponderação de se estar atento a este guarda redes, acredito que o próximo clube dele será algures no Minho
Enviar um comentário