20.12.09
o Auto-golo AsSaleirado
Ao contrário do que aconteceu com a estreia de Carvalhal e seguintes jogos, este jogo com a Naval deixou-me preocupado. O Sporting dominou durante grande parte do encontro e a vitória é indiscutível. Porém, a bizarra insistência no passe longo e directo e, consequentemente, a escassez do número de jogadas de ataque, são, no mínimo, sinistras. Como se os jogadores não acreditassem que conseguem fazer melhor do que aquilo.
Poderão alguns dizer que se tratou de uma estratégia tendo em conta o estado do relvado, que realmente estava inaceitável (classificá-lo de pior que o de Alvalade é dizer tudo) e não deveria ser permitido numa competição séria este tipo de condições.
De qualquer modo, este jogo pareceu-me um retrocesso para Carvalhal. Eu não acredito que seja aquele tipo de jogadas que se discutem no balneário e que se praticam nos treinos. Jogadores talentosos como Carriço apenas viam uma maneira de chutar a bola: com estrondo, para a frente, como se se tivesse em permanente apuro. De Tonel, já podemos esperar isso, apesar de ter feito uma partida muito mais segura do que o costume (e saúdo sempre o facto de ter o Polga no banco. Na verdade, defensivamente parece-me que melhoramos). Mas, por exemplo, este Izmailov, nervoso, intranquilo, não nos serve. Concordo com esta análise e desconfio de Sebastiães que da bruma do ginásio subitamente são aqueles que fazem falta. O Liedson encontra-se errático, vai muitas vezes buscar as bolas às linhas, raramente lhes dá boa sequência, incapaz de dar sequência aos lances (às vezes é quase como se não quisesse fazê-lo). Saleiro é um jogador fraquinho, muito fraquinho (lento a chegar às bolas, como o vídeo disponibilizado acima testemunha). Moutinho e Veloso jogaram grande parte do encontro a olhar para cima, a ver onde é que a bola chutada pelos defesas iria cair. Gostei do facto do segundo estar cada vez mais maduro, raras são as vezes em que erra um passe, porém colocá-lo nas alas não traz grande progressão ao jogo do Sporting. Pena não ser aproveitado aqui nesta equipa. Adrien cresce e a sua disponbilidade fisíca e visão de jogo não se adequam a um futebol de pontapé para a frente.
O auto-golo de ontem (por que razão se insiste em toda a comunicação social e afins que o golo foi do Saleiro, e à ponta-de-lança, como alguns escreveram?) diz tudo acerca do que foi o jogo do Sporting de ontem à noite.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
SAleiro foi o melhor jogador deste sporting, e se ele tivesse nascido noutro pais seria titular em qualquer equipa... mas para a vossa azia é só verificar quantos jogadores made in portugal e made in sporting jogaram ontem e que grande disponibilidade destes miudos para inverterem esta fase menos boa.
Mas , claro como bom portugues que deves ser, tudo esta mal para ti, no entanto dou-te 1 conselho, luta para fazeres melhor na tua vida porque de criticos estamos nos fartos...ah, e o golo é do saleiro não é teu, critica menos e trabalha mais SLeoninas
sr jpaulo, o saleiro se fosse estrangeiro tinha lugar em "qualquer equipa" mas de que divisão?
não percebi o que o jpaulo queria dizer com o 'trabalha mais',tendo em conta que não me conece de lado algum.
No entanto, já esperava eu de alguns sportinguistas esta raiva ao espírito crítico. Se critico a opção de termos o Saleiro a jogar é apenas por ter a suspeita de que daqui a uns 2 ou 3 anos já ninguém saber onde é que ele pára. E às vezes não vale a pena insistir num jogador só por ter sido formado na Academia. Tenho tb a certeza de que nessa Academia há muitos outros valores, pelos quais anseio ver em acção. Mas o Saleiro já deu para ver, sinceramente. Enfim, o tempo nos dirá a todos quem tem razão neste aspecto. Foi a ausência de espírito crítico que levou os sportinguistas a votarem num anormal como o Bettencourt. Entendo que se votaste nele não tenhas outra opção que não seja comer e calar. Mas eu não me calo.
Saudações Leoninas para ti tb.
Cisto:
Eu fui dos que escrevi "que chegamos ao golo de Saleiro, à ponta-de-lança." e também não me parece que tenha sido auto-golo. Se fosse o Liedson é o que se diria (mesmo que não aqui) da forma como apareceu ao 2º poste a rematar.
Quanto à qualidade de Saleiro, prefiro esperar por mais oportunidades para me pronunciar em definitivo, uma vez que não conheço o seu percurso nas camadas jovens, a não ser o que está documentado, e vi-lhe 2 ou 3 jogos no Fátima e Académica.
LdA,
bom posicionamento do Saleiro, é certo. não fosse o defesa a precipitar-se e ele metia lá dentro tb, é certo. mas não foi um grande feito, convenhamos. infelizmente (com mta mta pena minha) não é ponta de lança para o Sporting. Digo mais, se o Saleiro se tornar um goleador, como as minhas próprias botas!
cumprimentos
Enviar um comentário