4.1.10

a carência de um modelo transversal



Falou aqui o João acerca das camadas jovens e da hipocrisia dos jogadores estrangeiros. E não foi por acaso que dias volvidos o Sporting vence o primeiro classificado da Liga com dois golos oriundos da Academia. Disse também o Carvalhal que a Alcochete era um filão e que tem de se saber aproveitá-lo. Por que razão o Sporting não tem tido a capacidade de gerir os seus talentos tal como o Barcelona ou o Arsenal fazem?, questiona o João.
Será a falta de dinheiro para dar condições aos seus produtos para evoluírem quando atingem o patamar sénior que, ao contrário dos outros clubes citados, o Sporting parece não ter? Assim saíram a preços nada chorudos jogadores acima da média como Ronaldo, Simão ou Quaresma que completaram a sua formação fora de Alvalade, ao contrário de Figo, d'outros tempos, que chegou ao Barcelona de Cruijft já no seu esplendor. Diz-se então que a única via do Sporting é essa: formar e vender depressa, pois não dá condições para os estágios finais da formação, como exemplos citarão o João Moutinho, o Miguel Veloso, o Djaló e talvez Adrien.

Lembro-me das primeiras vezes que vi o Moutinho a jogar. Fiquei deslumbrado com a sua maturidade e ausência de medo e de como evoluíu, ao lado de Rochemback (este encontrava-se então no auge da sua carreira até agora). O brasileiro saíu e foi entregue a Moutinho a responsabilidade criativa do meio campo. E este, ardina a acartar com pianos, sem grandes apoios, estagnou em missão de sacrifício. Nos jornais e nas bancadas pedia-se que Moutinho jogasse a 10 - mas ele não é um 10. Já Miguel Veloso e Djaló passaram por momentos atribulados por razões extra-futebol (o Veloso por vontade do Paulo Bento tinha sido despachado por dois tostões) e jogaram também muitas das vezes fora de suas posições ideais, ao passo que Adrien foi bloqueado pelo infeliz regresso do Rochemback. Não esqueço aqui Bruno Pereirinha, em cuja aposta tem sido quase aleatória (o cúmulo, este fim-de-semana a jogar como avançado!).

O que falta, então? Falta o que Peseiro tentou fazer? Falta o que Carvalhal sugeriu? Falta eliminar 4 anos do Liedsondependente Paulo Bento, aquele mesmo que saíu dos escalões juniores do Sporting para cortar as vasas à evolução de vários jovens jogadores? Faltará ter um modelo em que os juniores joguem no mesmo esquema táctico que o séniores, de modo a que a transição seja um processo normal e não dependente de toscas adaptações?

Poderá Carvalhal ser essa pessoa transversal quando a cultura que exprime nas suas opções contradiz os seus discursos? Só há um tipo de treinador que serve ao Sporting: aquele que continue a cultura vencedora dos escalões jovens. Assistir a um Sporting engavetado no seu meio-campo à espera do inevitável golo (de Alan) é inadmissível seja contra o Braga ou contra o Barcelona. Assistir a substituições nos períodos de desconto é humilhante em primeiro lugar para os jogadores e vergonhoso para os adeptos. Todos os meios para se atingirem os fins, berrava o Mourinho em Inglaterra. Mas nem o Mourinho fazia disto. Com que atitude se vai então encarar equipas maiores da Europa? Goleadas em Munique repetir-se-ão? Não achei que tivesse sido um jogo horroroso, como por aqui se sugere, mas teve períodos muito preocupantes e aí concordo com o PLF: vejo um Sporting cheio de valores mas sugerindo que não há quem ponha a ordem na casa. E até esse momento chegar, mais vale os jogadores acabarem a sua formação lá fora...

29 comentários:

Unknown disse...

Cisto,

não sugira a saída do que temos de melhor. Sem a formação, o que seria do Sporting...

Aproveito para dizer que o jogo foi mau e/ou penoso, mas não horroroso (infelizmente também já vi piores... disso foi exemplo a lição de futebol que o Sporting recebeu do Marítimo de van der Gaag e que... ia ganhando através do Caicedo). Foi apenas na linha do que vimos assistindo há muito. O que foi horrível foi a estagnação na evolução.

E sinceramente, tenho a certeza que a seguinte equipa era (i) barata, (ii) teria muita qualidade, (iii) não ficaria longe de FCPorto e Benfica e projectaria o Sporting desportiva e financeiramente para patamares elevados:

4-3-3
RP1; Cédric, MC12, DC3, AM55; MV24, AS6, JM28; YD20, BP25 e CS9.

Com Golas, Pedro Mendes, André Santos, Rosado, Wilson Eduardo, Owusu, André Martins, Nuno Reis, Rabiu Ibrahim e Marco Matias no banco e na bancada.

Esta equipa custava €5M e valorizava-se €60M no final da temporada.

Em 3 anos ia-se o passivo. E em 3 anos teremos os Juvenis A como seniores...

A sério que parece fantasia. Mas há para ali 15 jogadores que, juntos, ganham o mesmo que o Angulo ganhava por mês. E os Juvenis A vão dar mesmo outra fantasia...

Jorge disse...

Então afinal falta um treinador transversal?!?

Ou será q falta mentalidade de clube grande, no qual os jogadores preferem ficar e evoluir por mais uns anos?
E esta mentalidade não é só de quem está lá dentro, mas tb dos adeptos... que no presente ficam completamente empolgados c um empate em casa c o grande Benfica ah ah

Cisto disse...

Caro PLF,

obrigado pela contribuicao. eu nao sugeri a saida do que temos como melhor. como tenho dito, sao muito mais as vezes que concordo consigo do que o contrario. E este caso nao e' excepcao. mas estamos neste momento muito longe dessa mentalidade de jogar no mesmo esquema tactico das camadas jovens, aproveitando a rotatividade do jogadores nessas posicoes, conservando a mentalidade ganhadora e cultura tactica das mesmas. Enquanto nao se atingir esse patamar, custa-me ver jogadores como o Moutinho ou o Veloso meio estagnados ou com tenues progressos e pergunto-me onde ja estariam se tivessem saido para um clube que lhe desse as condicoes de que precisam para crescer (neste momento, repito, esse clube nao me parece que seja o Sporting). e mesmo financeiramente a verdade e' que o valor de mercado destes exemplos tb ja foi mais elevado..

Unknown disse...

Cisto,

não discordo que prossigam a sua evolução técnica e táctica noutros clubes. Nem sequer discordo que evoluam tacticamente jogando e treinando outro modelo de jogo.

Mas com a força destes números - o número de jogadores oriundos da formação e o seu peso desportivo na equipa - deveriam ser os reforços a adequar-se ao estilo de jogo cá praticado e não o contrário.

Os meninos da formação não apenas andam com a equipa às costas, andam também com os colegas às costas a realizar funções para que nem têm características. O desterro do MV24 a "médio-ala" (ou interior sem extremos, o que se quiser chamar) é disso exemplo. Ele que tinha voltado à posição 6 com brilhantismo...

E o que é chocante é que a solução até é simples e está à vista de todos.

E pior! Nem sequer seria absolutamente necessário mudar o 4-2-1-2 (embora já não haja pachorra).

Ver os apoios tão longe e não compreender que isso mata o futebol do Sporting.

Não perceber que a aceleração do LG18 no golo do CS9 é uma coisa que nunca acontece...

Isso é que custa!

Bobe disse...

Cisto,

- ao falar do Arsenal era como exemplo de equipa cheia de estrangeiros e que as pessoas gostavam. O Arsenal a nível de camadas jovens é limitado, os jogadores têm passagens fugazes pelos juniores do Arsenal, como o Nani pelos do Sporting.
- Ronaldo, Simão ou Quaresma saíram a bons preços. E esses valores não correspondiam aos jogadores que eles eram, mas ao potencial deles.
- Qd falas em Moutinho e Veloso e de repente abres a comporta para falares de Djaló, Adrien e até Pereirinha percebe-se que um dos problemas é que os sportinguistas vêem potencial ilimitado em td o q sai da Academia, qd claramente não é isso. Há ex-juniores bons e com potencial para serem mt bons. Mas não são todos...
- Qd falas de uma táctica transversal lembro-me que os sportinguistas já gregoriavam 4-4-2 em losango. Fazeres um modelo de formação assente numa táctica, é complicado, pq aos 1ºs insucessos, 2ºs ou 3ºs, haverá a tentação de mudar essa táctica.

PLF,
Equipa que se valoriza é equipa que ganha. E nem assim o passivo do Sporting ficava limpo em 3 meses.

---
Conclusão: A academia é hj a grande mais valia do sporting, mas saibam ver que se 1 poia sair de lá, não é sinonimo de ser bom de bola, é apenas 1 poia.

Cisto disse...

Caro PLF,
Mas como tudo nos tempos modernos, os mecanismos que fazem a vida girar sao obscuros. Ele ha interesses para la do entendimento da mais sensata criatura.
E' igualmente chocante ver esses meninos que levam a equipa as costas a ganhar bastante menos do que aqueles contratados para ficar no banco ou nas bancadas. Sou no entanto apologista da presenca de duas ou tres vozes de maturidade, jogadores experientes e responsaveis. Ter ido buscar o Nuno Gomes por exemplo, nao me chocava mais do que uma incognita extremamente cara como o Pongolle
abraco

Cisto disse...

Joao,

Essa tua teoria ja a ouvi. Mas a verdade e' que nao me consegues dizer cara na cara que:
1-Djalo e' pior que Alecsandro, Tiui, Purovic, Bueno, Caicedo
2-Pereirinha e' pior que Angulo, Romagnoli, Wender, Joao Alves
3-o Adrien nem preciso comparar com um qualquer flop financeiro, uma vez esta 'a vista de todos a qualidade indiscutivel que ja possui.
Em relacao ao losango, esse esquema tactico nao e' o usado nos juniores. E os sportinguistas nao estavam fartos do losango; estavam fartos sim de maus jogos. O losango, enquanto esquema de jogo que prescindia duma clara posicao 10 ou de extremos puros, surge como desculpa.
Quanto ao Arsenal, olha para a equipa deles, candidatos ao titulo este ano, e veras muitos jovens a despontar e a jogar ja com regularidade. Um deles e' o capitao da equipa, o outro o mais promissor jovem jogador ingles, ambos dos mais valiosos do plantel. E mais estao ja na calha, como o vela

Bobe disse...

Qt ao Arsenal, ñ dizes nada que eu não diga. Tanto no meu post, como agora neste comentário.
Qt aos exemplos que deste para defender a qualidade dos jogadores, lembra-me as declarações do Baía: "É uma formação competente, mas começou depois de exageros e contratações falhadas. Isso levou o Sporting a reorganizar-se. Tem mostrado ser excelente escola, mas grandes nomes dessa formação foram aproveitados por outros clubes".
Qt à tactica e ao estarem fartos é de maus jogos, ao 1º, 2º ou 3º insucesso tb estarão.

djeiti disse...

Boa análise. E boa discussão.

um qualquer disse...

Comparação interessante essa entre o Arsenal e Sporting, deixo-vos aqui alguns factos interessantes sobre o Arsenal:

o Arsenal é uma equipa que não ganha nada há 5 anos, quer a nível interno, como a nível externo, como tal é uma equipa inconsequente. É uma equipa que todos os anos promete luta pelo titulo, e quando chega a Março normalmente está a discutir o 3º ou 4º lugar da Premier League. Os jovens de que tanto se fala do Arsenal são na sua grande maioria estrangeiros, existe apenas um Inglês que luta pela titularidade nesta equipa de seu nome Theo Walcott. Este foi por sinal recrutado ao Southampton clube que o formou até aos 16 anos. Os estrangeiros que entraram no Arsenal, fizeram-no perto dos 17, 18 anos de idade. Foram como tal jogadores que começaram o seu processo de evolução/formação noutros clubes, sendo posteriormente transferidos para o Arsenal. Este sabe depois como lapidar a maioria destes jogadores. Contudo, a capacidade do Arsenal em formar jogadores é tão ou mais discutível, quanto a sua capacidade de os rentabilizar, pois é um clube que ao contrário do Barcelona não ganhou nada nos últimos anos, como tal não tira real proveito dos jogadores que tem. Em Inglaterra diz-se que é a equipa que melhor futebol tem praticado, mas do que é que isso serve se não ganha títulos? esse que é o seu objectivo ano após ano.
Refiro também que o Arsenal está economicamente muito fragilizado (praticamente falido), sendo que a construção do seu novo estádio ainda pesa e bastante nas contas do clube, recentemente anunciou que venderia Fabregas a quem pagasse 45 milhões, e este ano foi obrigado a vender Adebayor e Touré ao Man City para equilibrar as suas contas. Este clube em 2008 deu £74 milhões de prejuízo, o que não deixa de ser impressionante. Deixo à vossa consideração, elevar este clube a um exemplo ou meta a seguir, pois não me parece que o seja.

Unknown disse...

João,

uma poia é uma poia. E por isso o Sporting, por geração, dá oportunidades a 5 ou 6 jogadores no máximo de continuarem o seu vínculo ao Sporting.

Mas essa conversa da poia, se puxada uns meses para trás, também seria aplicável ao Saleiro (que com as suas limitações naturais está a demonstrar o quanto vale ter escola), uns meses mais ao Veloso (esse gordo-lento com a mania que quer é passereles), mais uns meses antes ao Carriço (outro puto que tinha falhado no Olhanense e vinha de Chipre a jogar a trinco), etc.

Há sportinguistas que sofrem do mal do losango Figo-CR9-Quaresma-Simão. Os adeptos de outros clubes são rápidos a desconsiderar o que é feito em Alvalade... são os putos hipervalorizados...

Os sportinguistas com 2 dedos de testa só têm uma coisa a constatar: é que, com ou sem experiência de competição, os jogadores formados no Sporting têm consistentemente sido melhores que aqueles que o Sporting tem sido capaz de contratar.

E como não somos o Benfica para ter 60 jogadores, nem recebemos €180M da Câmara Municipal do Porto para construir um estádio que custou €150M, temos de fazer pela vida. É assim...

Por último, pessoas inteligentes percebem que não há só 2 tipos de jogadores: aqueles que têm qualidade para jogar nos melhores clubes do Mundo e os que não têm qualidade para jogar (no Sporting). O Sporting não pode viver apenas dos jogadores que poderão chegar ao Barcelona, têm também de viver dos jogadores que nunca aspirarão a mais do que um Saragoça. Porque são 2 equipas que têm um orçamento muito superior ao do Sporting e, como tal, concorrem pelos mesmos jogadores.

Achar que se pode fazer melhor do que faz a formação, com o histórico de contratações do Sporting, é que me parece utópico. E essa ideia é que é uma valente poia.

Para terminar digo que os jogadores que citei, a quem poderia acrescentar o Beto, o Varela, o Celestino, o Paulo Sérgio, o Hugo Viana, entre outros, conheço-os muito bem e sei bem o que valem. Não falo do que ouço dizer...

Cisto disse...

um qualquer: por falar em comparacoes, estas a comparar um clube que tem uma divida porque decidiu construir um estadio (sem os apoios estatais que o Benfica teve, por exemplo) e que joga numa Liga de equipas com orcamentos genero sacos-sem-fundo, casos do Chelsea e mais recentemente Man City. Vender Adebayor por 25 milhoes nao e' um mau negocio e a prova esta no facto detse nao ser titular absoluto da equipa de Manchester. Quanto 'a carencia de trofeus, ter estado na final da Liga dos Campeoes perdendo-a contra uma das melhores equipas da decada, nao e' mal de todo. De qq modo, viver num mundo de especulacao, que e' ai onde o Benfica e muitos outros clubes europerus vivem, sera insustentavel mais cedo ou mais tarde.

Bobe disse...

Cisto, apoio estatal receberam todos os clubes 25% do valor do seu estádio. Qt ao Adebayor, acho que só não é titular qd não está disponivel

Cisto disse...

n especifiquei que tinha sido apenas o benfica. quanto ao adebayor, ve os ultimos jogos do man city e diz-me quem tiras para meter o adebayor: tevez ou bellamy?

Bobe disse...

PLF,
acho q não estou a desconsiderar todo o trabalho da academia. gosto de moutinho e de veloso. se houve alguem que andou a apontar o dedo ao veloso foram até os sportinguistas. Quero lá saber se vão as passereles.
N acredito naquela equipa que fez pondo Saleiro, Pereirinha e Djalo a titulares. N acredito que seja uma equipa vencedora. Uma equipa vencedora no Braga ou no Guimarães é uma equipa que vai à Europa. No Sporting uma equipa que atinja isso é uma equipa perdedora. Logo os seus jogadores não valorizam o que poderiam valorizar
Mas isto sou eu, benfiquista, que acho que o Sporting deve lutar pelo título ou então reformular o seu discurso e dizer claramente que não é candidato.
Desses últimos jogadores que falou (exceptuando o Celestino que vi apenas um par de jogos) não vi um único treino, muito provavelmente ao contrário de si, mas já vi muitos jogos, incluindo do Paulo Sergio. Jogador que gostava mt enquanto junior e q nos seniores não conseguiu demonstrar td. Pq há jogadores que mt bons nos juniores chegando aos seniores tornam-se fracos.
"Achar que se pode fazer melhor do que faz a formação, com o histórico de contratações do Sporting, é que me parece utópico. E essa ideia é que é uma valente poia." Uma valente poia é não acertarem nas contratações :)

Bobe disse...

ponho os 3. o bellamy e o tevez como falsos alas

um qualquer disse...

ok Cisto a teu pedido, deixo em termos claros o que pretendo dizer com o meu comentário anterior;
o Arsenal tal como o Sporting, é um clube altamente endividado, muito também, mas não só, por culpa dos elevados custos da construção dos seus respectivos estádios. O Arsenal tal como o Sporting, tem orgulho na sua formação, e faz grande alarido à volta dessa premissa. O Arsenal tal como o Sporting poucos ou nenhuns negócios milionários fez com os seus jogadores, excepção aos dois referidos anteriormente e ao Nani no caso do Sporting, ou seja tiram pouca rentabilidade das suas Academias. O Arsenal tal como o Sporting, não ganhou anda de relevante nestes últimos anos, e sim sei que ganharão 2 taças de Portugal em 2007 e 2008. Claro que não estou, nem quero comparar a Liga Inglesa com a Portuguesa, pois as disparidades são imensas. Comparo apenas a mentalidade de 2 clubes que se assemelham no que têm de pior.

Unknown disse...

João,

se para "acertar nas contratações" é preciso contratar 40 gajos, como faz o Benfica, o Sporting está bem arranjado. Simplesmente não tem essa capacidade.

Sem desprimor para essa orientação estratégica, acho que a do Sporting é indiscutível. Não discuto a dos outros porque, sinceramente, nem me interessa. Não é com os recursos dos outros que o Sporting funciona, é com os próprios.

E "acertar nas contratações" é o que todos querem. Por muito que eu não consiga compreender como se gastam €2M no Purovic, sendo manifesto que ainda não entendeu a regra do fora-de-jogo. Portanto de boas intenções está o inferno cheio e dizer que é "preciso acertar" é bem mais fácil do que fazê-lo.

Também tenho dúvidas que com aquela equipa o Sporting pudesse ganhar o campeonato.

Mas também sei bem com o que me comparo. Com esta o Sporting conseguia? É pelos milhões investidos que vai conseguir? É estando recorrentemente a correr atrás do prejuízo e a contratar jogadores, mais ou menos experientes que só vêm reforçar a despesa e pouco contribuem desportivamente?

Um Sporting que terminasse em 5º lugar com aquela equipa faria uma época má? E não valorizaria os seus jogadores? Não creio.

Em 1º lugar, porque está em 5º e a fazer uma época má e é notório que RP1, DC3, MV24, AS6 estão todos mais valorizados agora que no princípio da época. Portanto a performance desportiva pode ter pouco a ver com a valorização financeira.

Em 2º lugar porque aqueles jogadores têm contrato - ou seja, a sua integração no plantel principal não constituiria uma despesa adicional - e valem financeiramente muito pouco. Valem tanto quanto o Postiga e o Polga, mas esses custam bem mais por mês. E a diferença entre eles é que aqueles que acima enunciei têm o potencial para valer muito mais.

Para terminar. O Paulo Sérgio não teve a oportunidade que as suas qualidades merecem. Simples. Se a tivesse tido, seria hoje uma boa (e não excelente) solução para o Sporting. Teria sido muito melhor, muito mais influente, muito mais decisivo que o Farnerud. Porque o sueco - apesar de bom jogador - não acrescentava nada à equipa. A única coisa que acrescentou foi que, além do prémio assinatura que terá recebido, levou €1,4M para casa.

E como este, há muitos outros.

Alguns tardam um pouco mais em afirmar-se, como o Paulinho ou o Varela. E será seguramente o caso, por exemplo, do Bruno Matias (que segundo se relatou, entrou muito bem contra a Académica). Outros - como o André Pires - ficarão infelizmente pelo caminho. Mas é injusto porque a principal qualidade que eles oferecem às equipas em jogam é a escola que possuem.

São excelentes jogadores porque sabem muito bem o que fazer em campo. Isso pode não chegar para se ser de topo, mas pode chegar para se ser parte de um plantel.

Não sei a que ponto conhece os ex-juniores do Sporting. Nem sei a que ponto poderá vir a conhecê-los. Mas se um jogador como o Miguel Garcia consegue afirmar o seu espaço no futebol nacional, não há razão para que 90% desses ex-juniores não o consigam também.

Bobe disse...

infelizmente nem todos os alunos de 5 na escola viram excelentes profissionais. o mesmo ocorre com os jogadores. uns por culpa própria, outros por falta de oportunidades. Bruno Matias, André Pires e outros n conheço. o Paulo Sérgio conheço. sempre pensei q viesse a ser 1 bom ala/ 2º avançado. a nível de contratações tem o caso do Sporting de Braga.

Unknown disse...

João,

qual caso do SCBraga?

O do André Leone, que é titular e cometeu aquele erro gigantesco contra o Sporting ainda há dias?

É que essa é a grande diferença dos formandos do Sporting. Podem não ter as características físicas ou técnicas de jogadores de topo, podem não ter a intuição ou talento natural de outros jogadores, mas sabem muito bem o que fazer em campo. Têm isso sobre os outros jogadores. Quando se quer um colectivo competente, são estas as características que devem procurar-se.

Diga-se que o SCBraga é um exemplo muito infeliz.

Quantos jogadores tem que foram dispensados dos grandes? E não são esses - Hugo Viana, Evaldo, João Pereira, Alan... - que fazem a diferença?

O Meyong foi despachado do Levante, esse colosso do futebol espanhol. O Moisés também foi despachado do Sporting. O Paulo César tem lugar em algum grande nacional?

Houve um período em que muitos sportinguistas suspiravam pelo Linz. O Linz...

Jogadores competentes no SCBraga não são jogadores competentes no Sporting, Benfica ou FCPorto. Senão o João Alves tinha sido um sucesso retumbante no Sporting... Há muitas razões para isso e, sem querer tirar mérito ao colectivo do SCBraga, vão sentir isso na pele na 2ª metade do campeonato. Vão jogar contra equipas mais recuadas e a qualidade de jogo vai decrescer. É inevitável.

E é isso que os formandos do Sporting têm para oferecer: a experiência de vestir a camisola do Sporting. Por isso é que o Varela entra no FCPorto e, sem ser um jogador fantástico, põe facilmente o lugar do Hulk a titular em causa. Não apenas conhece bem o jogo, a camisola não pesa.

Olhe... pela 1ª vez fui ver um Real Massamá - Belenenses em juniores. Fiquei impressionado com a qualidade técnica e táctica dos jogadores de ambas as equipas. Equipas que, quando jogam contra o Sporting, têm muitas dificuldades... É assim o futebol. Pode bilhar-se a um nível mais baixo mas quando se chega lá acima é mais complicado.

Bobe disse...

"ao contrário de Figo, d'outros tempos, que chegou ao Barcelona de Cruijft já no seu esplendor". eu percebo o q queres dizer aqui, mas podes ser mal interpretado. queres dizer que o Barcelona estava no seu esplendor quando o Figo lá chegou. Lendo rapidamente pode pensar-se que dirias o absurdo que o Figo já estava no seu esplendor qd foi p BCN.

Cisto disse...

parece-me que se discutem coisas diferentes. O Sporting nao tem outra hipotese que nao seja viver da formacao. E isso nao e' porque, como disse o Baia, nao sabe contratar, mas porque e' IRREALISTA contratar da maneira que o Benfica contrata e e' estupido contratar da maneira que o Sporting contrata. E quem diz Benfica diz outros clubes europeus com dividas incriveis que se fossem empresas privadas tinham fechado ha uma decada atras.
Concordo com o PLF em quase tudo, mas reafirmo a necessidade de se terem alguns jogadores experientes e com provas dadas lado-a-lado. Purovic, Farnerud, Bueno, tal como dezenas contratacoes falhadas do Benfica ou Porto, so fazem uma coisa no futebol portugues: comprometem bons jogadores com cultura futebolistica relevante/muito superior 'a dos primeiros.

Cisto disse...

Joao, o Figo quando saiu do Sporting era o capitao da equipa, o motor da mesma e ja da Seleccao Nacional, fisicamente estrondoso. e' ver os jogos que fez pelo Sporting contra grandes equipas para se perceber isso. Chegou ao Barcelona para ser titular indiscutivel. Na primeira epoca foi logo dos melhores. Percebo que nao tenhas acompanhado o seu percurso no Sporting para poderes pensar que o homem deu um enorme salto quantitativo mal pos um pe' fora do Sporting. Claro que jogando com melhores jogadores se acaba por sobressair ainda mais, isso sim. Nem todos conseguiram impor-se como ele, casos do Simao ou Quaresma, porque ainda nao estavam no auge. O Ronaldo na primeira epoca era gozado em Inglaterra. Precisou de comer muitos English breakfast com o Fergunson para dar o salto.

Bobe disse...

vendo a tua argumentaçao, concordo ctg. estava já um gd jogador. n no seu esplendor

um qualquer disse...

Quando falas dos jogos que o Figo fez pelo Sporting contra grandes equipas, estarás a referir-te ao 3-6, ai lembro-me de um JVP no seu esplendor, não dum Figo. Mas sim concordo que já no Sporting se via que ia ser um grande jogador.
Quanto ao "fisicamente estrondoso", aconselho-te uma pesquisa no Google Images, escreve apenas "Figo Sporting"

Jorge disse...

Fisicamente, o Figo ganhou caparro só no Barça, tal como o Ronaldo no Man U.
E o seu auge tb foi a sua última época por lá...

Parece-me q esta época o Benfica acertou em várias contratações, ao contrário do que tem vindo a acontecer nos últimos (muitos) anos.

Cisto disse...

deixo os dois lampioes ai de cima na ignorancia que merecem.

Jorge disse...

Belo argumento mestre Cisto.

Só mostra de que lado está a razão...

um qualquer disse...

Ignorância é dizer que o Figo saiu do SCP "fisicamente estrondoso"...