1.1.10

A hipocrisia dos estrangeiros e das camadas jovens


Mais um mercado de Inverno a abrir, mais um camião de estrangeiros que virão.
Para o Benfica já chegaram 3 e actualmente este clube já tem mais brasileiros que portugueses. Umas pessoas dirão que com tanto estrangeiro se perde identidade, outras que o que interessa é que tenham qualidade. No entanto, muitas das pessoas que falam na perda de identidade, apontam anos a fio um Arsenal completamente non-british de equipa que melhor futebol pratica. Por outro lado temos ainda os defensores de o que interessa é a qualidade dos jogadores Mas também a muitos desses já lhes faz confusão ver brasileiros na selecção. Mas o que se pode esperar se cada vez há uma menor aposta nas camadas jovens? O que esperar se os clubes portugueses médios já não querem vender os seus jogadores para os grandes por preços compatíveis com a sua qualidade?
No lado da aposta nas camadas jovens temos o exemplo do Sporting. Algo que enche de orgulho os sportinguistas é ver a sua equipa alinhar na maioria com portugueses e com muitos jogadores da cantera. Mas não será este um orgulho meramente bacoco? De que interessa vermos a nossa equipa recheada de prata da casa se não a vemos a sair vencedora? Orgulho nas camadas jovens terá de ter o Ajax de antigamente ou este Barcelona, que ganha todos os títulos com jogadores saídos da sua cantera e assumirem papel decisivo como Vitor Valdez, Piqué, Puyol, Iniesta, Xavi e Messi e ainda com Busquets e Pedro a aparecerem sempre que necessário. A diferença está na rentabilização. Ambos (Sporting e Barcelona) sabem formar, mas apenas um sabe rentabilizar.
E esta uma das razões porque gosto tanto deste Barcelona, porque no fundo resolve as contradições que existem. Tem jogadores de qualidade e tem jogadores nacionais e formados nas camadas jovens.
-----
Mérito no entanto para o Sporting que forma porque acredita, tem essa política. E não o faz apenas por mero exercício de estilo como parece que o Porto e o Benfica fazem.

artigos relacionados: 1, 2


2 comentários:

frederico disse...

Porto e Benfica têm camadas jovens porque deve haver algum que entra por se dar apoio aos jovens. Há anos que o Porto não aproveita ninguém e que ninguém venha falar que esses jogadores não demonstram capacidade. Bruno Gama, Helder Barbosa, Vieirinha, Paulo Machado, etc, já demonstraram que tinham lugar no plantel e nunca hão de voltar porque o FCP quer é fazer negócios. O Benfica há anos que não sabe bem o que é ter jogadores da casa. Apareceu o Moreira, Miguel Vitor e pouco mais. O Sporting depois da fartura que foram os anos da formação, a verdade é que após João Moutinho e um pouco Miguel Veloso, mais nada de realmente bom veio de lá. Será coincidência o facto de ter sido com a entrada de Paulo Bento, um tipo que os treinou mas que ao mesmo tempo poderá ter secado/hipotecado a vinda de mais pérolas?

Jorge disse...

Oh Frederico, já pareces o Cisto - é tdo culpa do PB.

Acho q existem sempre altos e baixos quando se fala em formação de jovens de qualidade. Não são todos os anos q aparecem C. Ronaldos, Figos, etc...

Mas concordo com o post, enquanto o Benfica e o Porto parecem ter camadas jovens só pq o resto tb tem, o Sporting aposta forte e consistentemente na formação desde há muitos anos, o q é de saludar. E tem dado alguns frutos regularmente, especialmente para a selecção.

O Sporting não consegue rentabilizar as suas jovens estrelas pq não é um clube gigante como o Barcelona, nem apenas um grande (como o Benfica:)), mas apenas um passo intermédio para os q têm realmente valor para sair.

Pessoalmente, tenho pena de não termos mais portugueses no plantel do Benfica...mas para variar pelo menos desta vez temos jogadores de qualidade.