7.1.10

Izmailov e os outros

Diz-se aqui aquilo que fora ameaçado anteriormente caso Paulo Bento saísse do clube. Izmailov parece agora ele estar de saída e pelo mesmo valor com que foi comprado há ano e meio atrás.
A ser verdade, este valor parece à primeira vista ser meio estranho, uma vez que Izmailov foi uma das grandes promessas dos sportinguistas, adquirido o passe apenas depois de se ter confirmado o seu valor, foi depois por diversas vezes discutido (e afirmado pelo pateta Bento) que o sub rendimento colectivo do Sporting desta época se devia - imagine-se! - à ausência do russo, que por lesão tem estado afastado da competição e agora que este D. Sebastião da bruma regressou, decide-se despachá-lo para o leste de onde veio. Nestes quase 3 anos de colaboração com o Sporting, Marat mostrou ser um grande profissional, abdicando de jogar pela sua própria Selecção para que atingisse mais rapidamente a boa forma no Sporting, marcou alguns golos, na retina o da estreia frente ao FC Porto, deu outros a marcar, ajudou a equipa em todo o tipo de movimentações. Que todos os jogadores tivessem a mesma humildade e carácter que Izma!
No entanto o seu rendimento ficou aquém das expectativas. Não é o jogador que explora a linha como Danny uma vez referiu. Não explode. Não usa o pé esquerdo por uma vez que seja e perde tempo por causa disso. Muito tempo, às vezes. Não me alongarei nesta análise, deixando-vos a leitura deste excelente texto que tenta explicar por que raio às vezes gostamos tanto de um jogador que não nos traz nada de especial.
A verdade é que Marat Izmailov dificilmente atingirá valores superiores a 4.5 milhões de euros. A sua saída abre as portas à evolução de outros jogadores, deixa caminho para Moutinho, Veloso, Adrien e Matias jogarem, ao mesmo tempo que se aposta definitvamente no Pereirinha e Djaló.
So falta despachar Vukcevic.

Quanto a Pedro Mendes, como aqui se diz, e bem, o jogador é bom jogador. Mas financeiramente seria um disparate - um jogador invendável, para jogar na posição de que precisamos menos - e acima de tudo impediria a afirmação de Adrien. Já Pongolle mantenho as hesitações normais de quando um clube faz uma das suas contratações mais caras de sempre num jogador-incógnita.
Venha daí um defesa esquerdo, na ordem de ideias do João Pereira (jovem, com provas dadas, mas não tão caro - olha, pode ser um Schaffer) e mai nada, se faz favor.


6 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Cisto:
Antes de mais obrigado pela referência à minha "xafarrica". :)

Quanto ao russo é preciso notar que Izmailov é um 10 que foi adaptado às alas por ter o seu lugar tapado ( não me consigo lembrar do nome do jogador) e Semin não queria prescindir da qualidade do actual 7 do Sporting.

O retrato que o PLF faz dele é exacto, falta saber o que renderia Izma se voltasse a jogar na sua posição de origem. No fundo pensei que seria isso que CC iria fazer quando anunciou como surpresa o novo lugar de Izma.

Tal como digo no meu post de hoje, do mesmo problema padece Vuk, também ele encostado às alas por adaptação.

A ambos os jogadores falta a espontaneadade, repentismo e talvez velocidade para assumirem em plenitude funções de alas para que CC agora os quer, embora se desenrascassem no losango de Bento.

Não deixa de ser curiosa a demanda do Sporting por um novo 10, e com pelo menos 3 jogadores a poderem fazer o lugar: Moutinh, Izma e Vuk.
Abraço

Jorge disse...

E banco? N precisam?

Bobe disse...

Pedro Mendes seria bom, qq q fosse a sua idade

Cisto disse...

Caro LdA,
De certa forma a maioria dos jogadores são 10 adaptados a algum sítio. Pelo que vi do Izmailov não lhe reconheço características de 10, no entanto, e é preciso não esquecer que o fomos buscar quando ele estava "adaptado". De qualquer modo, sendo um jogador disciplinado tacticamente, com disponibilidade defensiva (quantas as vezes não o vemos a cobrir os laterais), qualidade de passe, não me parece muito errado onde o têm posto a jogar. Quanto ao Vuk parece-me demasiado burro para ser 10 (e às vezes pergunto-me onde jogará ele melhor. força, excelente remate, determinação e capacidade de finalização tem ele). O Matias sim, um verdadeiro 10. Não vamos encontrar outro melhor nos próximos anos.

Jorge, o Sporting, ao contrário do Benfica, aparentemente, não se pode dar ao luxo de ter jogadores de 5 milhões de euros no banco. Eu sei que vocês estão habituados a levar com Balboas e a acabarem a época em 3º. Mas isso para o Sporting não é viável. A mesma resposta serve para o João. Será bom além de investirmos o dinheiro do Pedro Mendes desinvestirmos na futura rentabilidade do Adrien? Ou joga um ou joga o outro. O Adrien se jogar com regularidade daqui a 12 meses vale 20 milhões. daqui a 2 anos vale 30. Se for tapado pelo Pedro Mendes acaba por ir parar ao Braga. O Sporting não se pode dar a esses luxos. Ninguém pode.

frederico disse...

Epa detesto referirem jogares pelas iniciais e respectivos números. Não percebo nada quando me falam em AS6, MA7 ou lá que é. que moda horrorosa. Parem por favor...

Cisto disse...

s-sim?