25.1.10

Os maus adeptos do Sporting

Os adeptos do Sporting foram em tempos os melhores de Portugal, de muito longe. Durante a travessia de 18 anos sem o título de campeão, enchiam o estádio e apoiavam a equipa, mesmo em anos horríveis com quartos lugares e equipas inacreditáveis. Depois vieram os títulos de 2000 e 2002 e a euforia. Com o regresso do hábito de ganhar, os adeptos do Sporting foram-se acomodando e sempre que as coisas não correm bem, apupam e insultam os próprios jogadores. Até estarão no seu direito, afinal de contas pagam o bilhete, mesmo que esta não seja a atitude de um verdadeiro adepto.
Hoje em dia, ir a Alvalade deixou de ser um prazer. Onde antes havia festa e alegria, agora vê-se preocupação e irritação. Sem dúvida provocada por muitas más exibições da equipa...
Mas parece-me que chegou o momento dos adeptos fazerem algo pela equipa. É inacreditável que numa altura em que os bons resultados e as exibições razoáveis regressaram, estejam 20 mil pessoas e ver o Sporting-Nacional, num sábado à noite sem chuva e sem frio.
Ir a Alvalade é pior que estar num funeral. Ninguém se manifesta, a não ser as claques, que até acabam por se anular uma ou outra, pois a Juve Leo está no topo sul e o Directivo no Topo Norte. Neste jogo assisti a uma cena fantástica: um adepto levantou-se a gritar "Sporting! Sporting!" e toda a gente começou a rir-se a gozar com ele, continuando a assistir ao jogo com o mesmo silêncio, só interrompido para atirar alguns palavrões ao árbitro, aos adversários ou à própria equipa.
E no jogo com o Mafra, alguns pseudo-adeptos tiveram o descaramento de começar a assobiar o Rui Patrício, depois do frango que deu. Esqueceram-se apenas que ele tinha garantido 4 pontos nos dois últimos jogos em casa e que esta época tem sido possivelmente o segundo melhor jogador da equipa, depois do Miguel Veloso. Uma coisa é assobiar o Postiga, um jogador que não consegue acertar na baliza e de facto não tem culpa de ser colocado a jogar, outra é assobiar os melhores jogadores...
Bem sei que ainda há alguns que têm saudades do "melhor guarda-redes da Europa". Esse, que nunca foi titular no Sporting, Vitesse e Nantes é que é bom...
Mas enfim, também fizeram o mesmo ao Nani, mas vá lá que este ainda deu 22,5 milhões de euros ao clube, não é?

13 comentários:

Cisto disse...

Uns aplaudem o Liedson, outros gritam pelo Sá Pinto, outros louvam Vukcevic, ainda há quem até critique o Moutinho, e os que querem despachar o Veloso. O Matias não presta para nada, o Adrien não acerta os passes, o Djaló não sbe chutar uma bola, etc

Joao Nuno Rodrigues disse...

Costuma-se dizer que um bom guarda redes vale 20 pontos numa época. Valerá Rui Patrício esses 20 pontos???
Nunca um guarda redes do Sporting errou tanto e teve tanto apoio dos adeptos do Sporting. Bem como a confiança dos seus treinadores.
Mantém a titularidade, porque não tem concorrência. Tiago só serve para chamar os suplentes. O Ricardo Baptista nem sabe o que está a fazer no Sporting.
Precisamos de um GR´s que seja uma clara mais valia, a solução não passará por Stojkovic.
Não assobio jogadores do Sporting. Seja o Rui Patrício, ou o Hélder Postiga...
Se faltar alguma coisa a estes dois jogadores é qualidade, e não esforço, dedicação e devoção...
PS: O mais hilariante do frango do Patrício não é falhar o pontapé, é ele em seguida dentro da ârea saltar de cabeça com o jogador do Mafra, em vez de tentar usar as mãos...

Cisto disse...

Entao, caro Joao Nuno, quais foram os outros erros do Patricio nesta epoca? Estou curioso

Joao Nuno Rodrigues disse...

O Rui Patrício começou a jogar esta época?
Cada época existe tábua rasa sobre o rendimento de um jogador nas épocas anteriores?
Na presente época Patrício tem cometido pouco erros, tem feito algumas defesas, como Tiago e Nélson as fizeram quando fomos campeões.
No meu entender continua sem ser um GR´s que faça a diferença pela positiva. Continua a jogar devido à sua idade e por não ter concorrência.
Este "novo" Damas continua muito verdinho para o Sporting...

André Cruz Martins disse...

Caro João Nuno Rodrigues,
Na minha opinião o Rui Patrício é um boa guarda-redes, com excelentes condições para se tornar num grande guarda-redes, assim os adeptos do Sporting o apoiem. Não me parece que seja "um guarda-redes muito apoiado". Aliás, por várias vezes ouvi adeptos a gritarem por Stojkovic quando ele se encaminhava para a baliza do topo sul... Como tu próprio reconheces, o Rui Patrício tem feito uma boa época. A obrigação de um guarda-redes de um grande é garantir pontos com defesas decisivas em jogos com pouco trabalho e se as pessoas não reconhecem isso ao Patrício porque acham que cumpre a sua obrigação, ao menos não o critiquem quando ele dá três frangos por ano...

Cisto disse...

Joao Nuno,
mas estamos a falar dum GR com 27 ou 28 anos? Claro que n eh tabua rasa, mas n eh apenas a analise superficial que queres aqui encaixar. Se o Figo faz uma grande epoca aos 20 anos, alguem lhe vai apontar o dedo 'as epocas anteriores mais fraquinhas? Nao: analisa-se o crescimento do jogador. Por que raio nao aplicas isso ao Patricio? Conheces assim tantos GR a jogar em Portugal melhores que ele neste momento? Estas 'a espera que com 18 ou 19 anos nao se cometam erros? Eh melhor o Stojkovic, GR corrido de todos os clubes por onde passou? Nao meteu franguinhos ele? Meteu mais frangos por minuto que o Patricio e o resto sao cantigas. Juro que nao entendo.

Petinga disse...

O JNR deve estar à espera que o Peter Schmeichel volte ao activo...
O Patrício é um GR com imensas qualidades e será, quer queiram quer nao, o titular da baliza de Portugal num prazo muito curto.
Se o Sporting quer formar jogadores, é porque eles nao teem experiencia e cometem erros. Se quer comprar jogadores já formados, aqui d'El Rei que nao há dinheiro.

Eu ouvi Alvalade inteiro a assobiar o Nani mal tocava na bola. E os miúdos do senhor sentado à minha frente a dizerem "oh Pai, o Nani nao acerta uma" a seguir a um lance em que o Ronny tinha perdido a bola... o palerma do homem lá admitiu entre-dentes "nao era o Nani, filho, tá quieto".

Eu acho que, com os dois títulos, a massa adepta do Sporting se modificou. Houve um aumento claro de amadores da bola que se fizeram "do Sporting" porque era o clube do momento e parecia estar lancado para dominar a primeira década do século XXI. Muitos adeptos, mas com pouca qualidade...
Fenómeno inverso se passa nesta altura para os lados de Carnide. Os muitos anos com 3os, 4os e 6os lugares pontuados pelo título da vergonha (apesar das tentativas de revisionismo) fizeram dos adeptos do Benfica uma massa muito mais compreensiva e ávida apenas de bom futebol.

E como é óbvio, o futebol de merda preconizado por Paulo Bento y sus muchachos nunca ajudou nada ao panorama. Dessem 2 meses desse pseudo "futebol" aos adeptos do Porto e o treinador cairia imediatamente.

SL

Cisto disse...

idem idem aspas aspas

Joao Nuno Rodrigues disse...

Num estádio se 10% tiverem a assobiar quando o Patrício der um frango e 90% estiverem calado. Vamos dizer que está a ser pouco apoiado?

E se ele tiver feito uma excelente defesa e 20% o aplaudir e 80% se mantêm calado... Será demasiado apoio?

Paulo Bento geriu mal o processo Stojkovic. Continua a ser um mistério o facto de ele ter sido encostado. Devia ter gerido o assunto de melhor forma.
Primeiro emprestando o Patrício a um clube, onde tivesse mais em jogo. Onde iria evoluir mais rápido que no Sporting. Para de seguida ser naturalmente e por mérito próprio o titular do Sporting.
Esta época merece ser titular, não tem concorrência nem de Stoj, Tiago ou Ricardo B.

Obviamente que quero para o Sporting um GR´s do nível do Damas ou do Schmeichel.

Todos os GR´s cometem erros, a diferença são os que fazem defesas importantes e valham pontos.

No final da época faremos o balanço de quantos pontos valeu o Rui Patrício.

Cisto disse...

JNR

Perdoa-me mas julgo estares enganado (e lamento não teres refutado os meus argumentos anteriores). Podes achar um mistério o Stojkovic ter sido encostado no Sporting tal como o foi em Nantes e em Espanha, tal como foi quando esteve à experiencia no Everton, mas isso deve-se apenas a uma certa ingenuidade. Quanto à ideia de deixar o Patricio a evoluir num outro clube, ignoras o seguinte: 1-não se evolui da mesma maneira a jogar no Olhanense como se evolui no Sporting (em que clube evoluíu o Damas? sabes isso?); 2-não tinhas lá ninguem que garantisse melhores performances. Não me respondeste à pergunta de quantos frangos deu o Stojkovic, não te lembras de quanto o Tiago já comprometeu o Sporting nas poucas vezes que jogou. Queres um Schmeichel? Lamento, é impossível. Queres um Damas? Então nada mais te resta senão olhares para o Patrício.

Bobe disse...

Perdoem-me a intromissão, mas o que o JNR quer dize com as percentagens é que ninguém é consensual... atrevo-me a dizer que nem 100% do Camp Nou gosta do Messi, quanto + 100% de Alvalade gostar do RP. Um guarda redes de qualidade razoável a q os sportinguistas agarram-se com a ideia de lá ver um futuro Damas...

Joao Nuno Rodrigues disse...

Caro Cisto,
1 - Não coloco Stoj no céu, como podes ver nos meus posts anteriores.
2 - No entanto considero o Sérvio melhor tecnicamente que Rui Patrício. Apesar de ambos proporcionalmente terem cometido erros em 2007/8.
3 - Após uma época (2007/8) que custou pontos ao Sporting, RP actualmente é o justo titular da equipa;
4 - Tiago está acomodado e em pré-reforma, Ricardo Baptista só serviu para gastar mais dinheiro. Stojkovic está completamente queimado, aparentemente devido à sua conduta profissional e por o seu dossier ter sido mal gerido por Paulo Bento.
5 - Se o Sporting percebeu que enfiou um gorro com o Sérvio, apenas devia o ter enfiado a outro clube qualquer. Tal como o Nantes o fez. No entanto andou a desvalorizar um activo na praça pública.
6 - Trata-se de mais um activo desvalorizado, por um treinador e uma direcção que desde Enak. Não conseguiu contratar um jogador, valorizá-lo e vendê-lo a ganhar dinheiro.
7 - Discordo contigo na parte da evolução de um Guarda Redes. Penso que iria desenvolver-se mais num Olhanense, do que RP evouluiu em 2006/7 e 2007/8. Em 2006/7 não jogou, em 2007/8 acumulou erros.
a) Estaria mais em jogo num clube mais defensivo.
b) Cometeria os erros normais no tal Olhanense, em vez de os ter feito ao Sporting.
c) Teria menos pressão dos adeptos, o que o ajudaria a crescer.
8 - Quando em Maio de 1999 te perguntasse queres um Schmeichel. Responderias é impossível?
9 - Rui Patrício nunca será um Damas, não tem nem terá a qualidade natural deste. Espero que seja e que eu engula este sapo. Seria o melhor para o Sporting.
10 - No meu entender no campeonato nacional tens os seguintes Gr´s melhores que o Rui Patrício, Helton, Quim, Nilsson e Eduardo. O Peçanha e o Beto não são piores.
11 - Perdemos uma excelente hipótese de contratar o Beto a época passada. Seria uma mais valia para dar concorrência ao Rui Patrício. O Sporting ficaria melhor servido em ter uma alternativa a RP. Em vez das alternativas actuais... Como perdemos a hipótese de contratar o Benaglio há uns anos atrás.
12 - Antes de contratar um GR, penso que o Sporting devia investir num central, num lateral esquerdo e num trinco.
13 - RP não é um Gr´s consensual e tem pouca margem de erro perante algumas franjas de adeptos leoninos. Tem cometido poucos erros actualmente, mas terá de valer mais pontos.
14 - No final da época veremos quantos pontos valeu Rui Patrício nesta época.

PS1: Já agora esclarece-me quais foram os motivos em concreto que levaram Stoj a ser encostado.
PS2: Reforço a ideia que para mim o sérvio é uma carta fora do baralho.

Cisto disse...

Espreitando aqui tens um exemplo de como de maneira geral partilhamos a mesma opiniao: http://monosdabola.blogspot.com/2009/07/mais-miseravel-pre-epoca-de-que-ha_25.html
A gestao dos activos do Sporting tem sidoe scandalosa nos ultimos anos, tal como a politica de contratacoes. Sem duvida.
Mas parece que estas a lamentar dum erro do passado (contratacao o Stojkovic) e nao a criticar o Patricio. Portanto se hipoteticamente tivessemos feito uma grande contratacao a nivel de GR ha 2 ou 3 anos atras, poderiamos ter emprestado o Patricio. Ok, mas isso nao aconteceu, portanto nao houve sequer opcao de emprestar o Patricio para que rodasse.
Quanto ah questao do Patricio ter evoluido melhor no Olhanense, tenho as minhas duvidas. Eh sobre pressao que se veem os grandes jogadores. Nao eh de desprezar ter menos participacao no jogo se se jogar por uma equipa melhor organizada defensivamente, em contraste com ter de fazer muitas defesas ao longo dos jogos. Marcos Tabuas ha muitos. Jogadores com elevados niveis de concentracao, chamados a jogo apenas 3, 4 vezes por partida, sao os grandes guarda redes. E essa mentalidade d aparticipacao pontual requer tb aprendizagem.
abraco