Janeiro de 1995 - Cantona após provocado verbalmente por um adepto agride-o com um pontapé. O Manchester United suspende-o até final da época por 4 meses. E a FA após este castigo do clube delibera uma suspensão de 8 meses.
Outubro de 2009 - Confusão à entrada do túnel do Braga ao intervalo do Braga - Benfica. Vandinho tenta dar um pontapé no adjunto do Benfica, Raul José. Ney dá um murro a Cardozo e Mossoró dá 2. Cardozo leva 3 e é expulso ao intervalo, tal como André Leone. Os outros 3 jogadores continuam em campo. O Braga defende-se afirmando que tudo começou com a provocação de Di Maria que as imagens mostram a cuspir para o chão a 7 metros do banco do Braga. Saviola passa por lá de cabeça baixa e começa a confusão (outra provocação?!). Por falar em provocações lembro-me de um golo de Sérgio Conceição (FC Porto) festejado com um manguito para o banco do Benfica, que não teve reacção.
O Braga diz que tem imagens que mostram agressão de Raul José e não há nenhuma que mostra agressão de Vandinho. A SIC mostra imagens do túnel de Braga e a versão do Braga cai por terra. O Braga publica imagens e a versão do Braga cai por terra.
Vandinho quando ouvido na sede da Liga alega não conhecer Raul José. Raul José foi seu treinador adjunto no ano transacto.
Vandinho negou a agressão ou tentativa de agressão, Ney negou a agressão, Mossoró negou a agressão. As imagens que a SIC mostrou e as imagens que o Braga demorou a entregar na sede da Liga não o negaram, afirmaram.
Os regulamentos da Liga referem 6 meses a 3 anos para agressões a treinadores e 2 a 5 jogos para agressões a jogadores. Vandinho pela tentativa levou 3 meses, Ney por ter dado um murro 2, Mossoró 3.
O Braga queixa-se da morosidade da justiça, referindo que só teve o intuito de beneficiar o Benfica não lhes permitindo no mercado reforçar essas posições. Curiosamente, Olberdam é contratado para trinco (lugar de Vandinho), Luís Aguiar para 10 (Mossoró) e Ney emprestado ao Setúbal.
Mais, na opinião pública Hugo Viana até então melhor jogador do Braga perde o estatuto para o castigado Vandinho.
Dezembro de 2009 - confusão no túnel do Benfica - FC Porto. Hulk e Sapunaru expulsos por incidentes no final do jogo. O FC Porto fala em provocações. As imagens da SIC mostram agressões de Hulk e Sapunaru a um steward do Benfica. O FC Porto queixa-se à Liga da morosidade do processo. Numa primeira tentativa Hulk e Sapunaru preferem não prestar declarações na Liga. As imagens são consideradas inválidas e não entram no processo. Hulk e Sapunaru defendem-se por escrito que o steward não é um elemento do jogo, que foram provocados e que não existe agressão provada.
O regulamento fala em suspensões de 6 meses a 3 anos, Hulk é suspenso por 4 meses, por atenuantes, e Sapunaru por 6. O FC Porto não nega as agressões em comunicado, alega apenas que um steward não é um elemento do jogo.
A 23 de Fevereiro de 2010, faz-se uma vigília contra o campeonato "das toupeiras e dos túneis". Esquece-se que em todas estas decisões foram cumpridos os regulamentos. Regulamentos aprovados pelos clubes. O cumprimento dos regulamentos leva a acusações de excesso de zelo em muitas partes da comunicação social.
Em Janeiro de 2010, em jogo contra o Guimarães Javi García agride um jogador adversário. Com sumaríssimo é castigado por 2 jogos, o Benfica recorre alegando que o jogador é antes agredido, que a Sport tv não quis mostrar a anterior agressão e que o árbitro estava próximo e podia ver. O recurso foi negado e Javi vai cumprir os 2 jogos de suspensão.
Perante todas estas defesas, recursos, esquizofrenias e queixas, vejo no 1º parágrafo o porquê da grandeza do futebol britânico.
3 comentários:
A agressão a um adepto, a meio de um jogo tem mais visibilidade, e era impossivel alguém tentar negar. Portanto o MU n tinha alternativa, era impossivel sequer tentar encobrir. Não acredito q um clube em Portugal nas mm circunstâncias o tentasse. Mas tb acredito q se acontecessem algumas cenas de agressões em túneis como acontecem em Portugal, e se um MU soubesse q os seus jogadores tinham culpa, os castigariam e n os tentaria proteger a todo o custo.
Muito bom texto que revela a pobreza cultural de Portugal. Sim, eh um problema de cultura.
No entanto, tenho de concordar com o Jorge no que diz respeito ao tipo de agressao. Nao considero que haja uma grandeza no futebol ingles, como sugeres. Ha sim um moralismo hipocrita de maneira geral que por vezes se nos focarmos em uma ou outra situacao parece traduzir-se em grandeza. exemplos seguir-se-ao num futuro post.
Uma agressao e uma agressao, provocada, deliberada e agressao. Em Portugal e ridiculo ver a argumentacao que se deita na mesa para tentar justificar o injustificavel. Seja em que campo for, os jogadores saem do campo e ficam no balneario, nao tem que andar a procura de problemas. Aqueles envolvidos no tunel da luz, so tinham que chamar a policia e o delegado da liga para identificar os stewrds. Claramente, o primeiro paragrafo diz tudo. Nao podia concordar mais.
Enviar um comentário