11.3.10

Culpados


Em jeito de fecho da temporada, época do FCPORTO, que para mim está acabada, gostaria de fazer um ponto de situação em jeito de desabafo...

Não podemos deixar de respeitar o enorme potencial do FCPorto enquanto clube de futebol, colosso europeu extremamente bem estruturado. Não podemos "mandar a casa abaixo" por se ter tido um ano péssimo. Afinal, este clube que todos querem matar é tetracampeão e venceu 14 títulos em 20 anos...

Não vou recorrer a subterfúgios para de alguma forma desculpar ou amenizar esta época menos conseguida. Este ano para mim é o fim de um ciclo. Claro que este campeonato ficará sempre associado ao caso do túnel e de arbitragens menos conseguidas, à semelhança do que já aconteceu noutros anos, tanto com o Porto como com os rivais Sporting e Benfica. Importante também é que os mais cépticos não continuem a achar que todos os campeonatos foram "encomendas". Fomos melhores tal como este ano Braga e Benfica têm sido.

O Porto tem todo o mérito nas imensas conquistas dos últimos anos!

Então afinal o que se passou este ano? Será o Jesualdo o culpado?

Naturalmente que teve culpa mas não só ele.

1. JF teve evidentemente más opções técnicas e em jogos decisivos falha sempre. É comum em jogos decisivos apresentar novidades, surpresas, invenções e insistências em certos jogadores: Guarin, Mariano, Tomás Costa, Valeri, entre outros. Por outro lado, as "pratas da casa", como Meireles, B. Alves e Hulk não podem ser "vacas sagradas" que joguem sempre mesmo que nada produzam. Acredito que aqui haja pressões internas para que joguem... há aqui e em todos os grandes clubes onde cada vez mais se vê o peso e influência dos empresários.

2. Outra questão que tem de ser lembrada e no futuro corrigida é o não aproveitamento da cantera.

3. As "culpas dos rivais" - Benfica e Braga estão francamente melhor. O Sporting não podia estar mal toda a época e melhorou na pior altura para o Porto (mas no 3-0 teve também toda a sorte do jogo - procurou-a, foi mais combativo e sem ter feito um grande jogo matou-nos a época. Não nos esqueceremos! O Porto em relação à época passada tem nesta altura menos 3,4 pontos (?!), os outros (Benfica e Braga) têm mais 15 a 20 pontos. Essa é a maior diferença: reforçaram-se e estão mais fortes.

4. O "sistema" mudou: Sem entrar em grandes detalhes, onde antes "na dúvida" se apitava azul e branco, ou axadrezado, hoje, numa ânsia de provarem que não "comem fruta", começa-se a apitar-se também mais vermelho. E em certos momentos de indecisão, seja num jogo ou numa fase dum campeonato isso deixo moça e das grandes...
O caso do Hulk e Supanaru (ou lá como se escreve) é prova disto mesmo: relativa perda de peso no "sistema".

5. A direcção - os grandes culpados pois após verem diminuidos certos "privilégios" tiveram de manter ou aumentar qualidade da equipa. Contudo, assistimos nestes últimos anos a uma diminuição drástica da qualidade do plantel do FCPorto. Todos os anos assistimos à venda de jogadores nucleares, não apostando nos melhores nacionais e comprando "contentores" de jogadores dos quais, com boa vontade, se aproveita 1 ou 2 por ano...

Saídas de jogadores influentes:
2009 - Cissoko, Lucho, Lisandro, abandono de Pedro Emanuel, até o Tarik, que no meu entender era muuito melhor que o Mariano, por exemplo, Mau aproveitamento de Bollati.

2008 - Bosingwa, Marek Cech, Paulo Assunção, Quaresma - para não falar de libertarem Alan, não darem 400 mil euros pelo Luis Aguiar, que no Braga fez o que fez sendo vendido por 4 milhões aos russos (salvo erro).

2007 - Baía, Ricardo Costa, Pepe, Ibson (esta nunca entendi - e o Porto ainda andou 2 anos a pagar salários para ele jogar no Brasil), Anderson, Postiga (este... até foi bem vendido pelo que se tem visto no SCP)

2006 - Diego, Cesar Peixoto, Mc Carthy

2005 - Seitaridis, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Carlos Alberto, Derlei, Luis Fabiano

2004 - Deco, Paulo Ferreira, Evaldo (o do Braga), R, Carvalho, S. Conceição, Aleinichev, Pedro Mendes, Jankauskas, Maciel

Em todo este tempo...
Helder Barbosa, Vieirinha, Ukra, Castro, Paulo Machado, Thiago (central que hoje é titular do Milan e que no FCPorto nunca saíu da equipa B até saír para o D. Moscovo) e tantos, tantos jovens da formação... que tiveram de buscar outros rumos, pois no Porto... não contavam - e são melhores que os broncos e inadaptados de Mareques, Benitez, Guarins, Marianos e companhia...)

Em resumo - muito têm feito os técnicos do Porto, em particular o Jesualdo nestes anos para "tapar este devaneio empresarial", particularmente se tivermos em conta que se pagam a jogadores para reforçar outros clubes que seriam reforços entre portas, e se andaram a contratar jogadores de qualidade, no mínimo duvidosa.

Exemplos:
Guarin, mariano, Valeri, Tomás Costa, Stepanov, Sapunaru, Benitez, Leandro, Leandro Lima, Leo Lima, Kazmierzak, Lucas Mareque, Jorginho, Renteria

Ainda assim, foram 4 anos em grande em Portugal o que demonstra bem a mediocridade do futebol deste País.

No entanto, e apesar de não gostar nem um bocadinho do JF, tenho de lhe dar mérito e respeitá-lo pelo bom trabalho que tem feito e pelas alegrias que nos foi dando durante estes 4 anos! Por mim, acho que o ciclo Jesualdo tem de acabar já para que no próximo ano consigamos criar novo ciclo vencedor.

Peço a todos os Portistas e jornalistas o máximo respeito pelo Homem Jesualdo que, quer gostemos ou não, é uma pessoa integra e respeitadora e dará provas disso mesmo no final da época, abdicando da indemnização de 1 milhão de euros que tem direito...

Em jeito de despedida acrescento:

Somos Porto, continuaremos a ser Porto e vamos ganhar. Sempre e cada dia mais. Somos Porto e estamos e estaremos sempre unidos!

5 comentários:

Joao Nuno Rodrigues disse...

Boa crónica!

Apesar de achar que Jesualdo é um merdas. Continuará a ser um merdas e Será sempre um merdas.

Lastimável é a forma, como a maioria dos adeptos do Porto não têm vergonha do escândalo das escutas telefónicas e apito dourado.

Lucho não deveria ter saído do Porto, o capitão era uma peça extremamente influente tanto no balneário, como dentro do meio campo. Não encontraram um substituto a altura e Raúl Meireles tem-se estado a arrastar a época toda. Estando bastante furos a baixo do que é capaz.

Dos jogadores da formação, Paulo Machado perdeu-se e poderia ser uma peça essencial no Porto e na Selecção. Não teve no Porto a oportunidade que Moutinho teve no Sporting. Paulo Machado sempre teve mais potencial que Moutinho. Ficou o futebol português a perder.

Bernardo ON disse...

concordo com a generalidade do post.
guardo um comentário mais alargado à situação do porto para breve mas queria dizer que:
- Não achei que o Porto tenha feito um campeonato fraco. Abaixo dos últimos anos? Sim. Mas na primeira metade do campeonato mostraram um futebol ainda assim consistente e vê-se a falta do hulk, de mais um ponta-de-lança (que podia ter sido kleber), o impacto da lesão de rodriguez e a quebra de meireles. ALém disso, o Helton parece ter acabado.
- serão uma grande grande grande ausência na liga dos campeões do próximo ano caso se confirme que não ficam entre os dois primeiros da liga.

Jorge disse...

Primeiro dizes q o Porto tem TODO o mérito nas conquistas dos últimos anos e depois, no ponto 4 culpas parcialmente a mudanca do "sistema" pela época menos conseguida do FCP?

Gostei da honestidade qdo escreveste:
"Importante também é que os mais cépticos não continuem a achar que TODOS os campeonatos foram "encomendas"."
Pelo menos admites q alguns deles foram...

Com uma coisa concordo plenamente, e acho q temos (tanto o Benfica como o Sporting) sido alvos constantemente desde q certo senhor assumiu o poder no FCP:
"E em certos momentos de indecisão, seja num jogo ou numa fase dum campeonato isso deixo moça e das grandes..."
É certo q nem sempre se tinham os melhores jogadores, mas estes "atritos" na altura certa só tornavam as coisas ainda mais dificeis...

Fábio Silva disse...

Visitem, acompanhem: http://mosaico-futebolistico.blogspot.com/

Saudações desportivas

Anónimo disse...

Claro que o fcp ao longo dos anos conseguiu elevar o nivel do seu plantel, ao ponto de ter tido, nos ultimos anos, uma equipa muito competitiva. A questão é que isso foi conseguido através da presença continua na liga dos campeões, a qual, em alguns anos, foi atingida com a ajuda do tal sistema. Sem essa ajuda, não só alguns campeonatos não seriam ganhos, como também a respectiva ausencia da referida liga não permitiria essa subida de nivel, usando os seus milhões...