Quim é um colega desagradável? Desestabiliza a equipa? Desafia o treinador? Não se aplica nos treinos?
A generalidade das hipóteses que me ocorrem para a cada vez mais provável saida de Quim do Benfica envolvem situações de bastidores e não o seu desempenho desportivo. Durante a generalidade dos seus ciclos a titular, sem nunca ser um jogador empolgante, Quim cumpriu e deu tranquilidade à equipa nos momentos defensivos - os colegas sabiam que os adversários tinham que superar as suas capacidades para conseguirem marcar, uma vez que a sua concentração raramente falhava no clube (ao contrário do que aconteceu na selecção).
Ainda assim, em seis épocas de Benfica, Quim parece só ter conquistado Fernando Santos. Trappatoni apostou no Moreira até uma goleada embaraçosa o ter empurrado para mudar - Quim foi titular até ao fim da época e importante no título conquistado, apesar de ter sido assobiado pelos seus próprios adeptos em muitos jogos, os quais preferiam Moreira (eu nunca assobiei mas confesso que partilhava esta sentimento). Koeman gostou tanto de Quim que incentivou Luis Filipe Vieira naquela triste cena do resgate de Moretto para que este assumisse a titularidade de caras e nos deixasse sempre na dúvida se ia fazer uma grande defesa ou deixar a bola passar entre as pernas. Quique preferiu Moreira primeiro e Jesus mostrou desde a primeira hora que queria um guarda-redes mais alto.
Na selecção Quim nunca esteve tão bem como no Benfica e não fez por merecer a titularidade quando lha deram - ainda assim, não sei se não o preferia ao Eduardo.
Olhando friamente para o seu desempenho, Quim não é um grande guarda-redes. Mas é um jogador fiável e os colegas sabem com o que podem contar. Este factor é determinante numa equipa pois oferece tranquilidade no momento defensivo e permite que a equipa jogue mais solta - normalmente um guarda-redes instável leva a linha defensiva a recuar para compensar as suas falhas e provoca precipitações no momento da tentativa de recuperação de bola (no desespero de impedir que esta possa ser enviada na direcção da baliza).
Não podemos simplesmente assumir que os vários treinadores que passaram pelo Benfica (e pela Selecção Nacional) estão todos enganados (em querer melhor do que Quim). Ainda assim, Moreira e Julio César não são melhores (Eduardo também não) e a prudência deveria ditar que não se deixe sair a nossa melhor solução quando qualquer uma que venha será sempre um ponto de interrogação. Uma incógnita estrangeira e que contribui para a escassez aflitiva de jogadores "da casa". Não é Rui Costa?
5 comentários:
Boa crónica.
Relativamente à personalidade de Quim, consta que o rapaz é mudo/tímido. Tipo bicho do mato no balneário.
Um amigo meu, que jogou uns anos com o Quim na Selecção, foi acompanhar o Benfica a Liverpool. No regresso, quando estavam no aeroporto com a comitiva. Este meu amigo, ouviu pela primeira vez a voz dele. Quando estava a perguntar a uns colegas de equipa quem é que lhe dava boleia do Estádio para casa.
Ao que este meu amigo gritou "Afinal o Quim não é mudo".
O que provocou a risota nos colegas de equipa que estavam por perto.
Quim é um guarda redes mediano, com uma personalidade fraca e fraco psicologicamente.
Apesar de tudo, neste momento, é o melhor Gr´s português. Não é um elogio, mas sim uma crítica aos miseráveis gr´s que temos em Portugal neste momento.
A nível internacional também não têm surgido grandes Gr´s nos últimos anos.
Já lá tivemos o Ricardo...e nessa altura tinhamos o Baía e o Quim!..e optaram pelo Ricardo..nem o Quim merecia estar na sombra de um GR tão medíocre quanto o Ricardo!
Apesar de tudo, o Ricardo sempre foi ligeiramente melhor do que o Quim.
Teve momentos maus na Selecção, mal batido na final com a Grécia. Com culpas na eliminação no último europeu contra a Alemanha.
Foi enorme nos penalty´s contra a Inglaterra no Euro 2004 e no Mundial de 2006.
Joao: Sim,nos penalties foi muito bom. Mas se estamos a falar de dar confiança à equipa...passavamos os jogos sempre com receio do pato..isto de um gajo que nunca tinha culpa. O ricardo deve ter sido o unico gajo a virar se para os jornalistas desportivos, a dizer que eles não sabem do que falam.. E o resto das pessoas que viram em casa,tambem não pelos vistos. Era mau de mais para ser verdade. Nunca conseguiu admitir os erros,os outros é que estavam sempre mal..
Mil vezes o Quim
Junto vídeo do último jogo do Quim pela Selecção... Parecia o Rui Patrício...
http://www.youtube.com/watch?v=5Iw3X4r4XOM
Enviar um comentário