11.5.10

Selecção Gestifute de Futebol

Pela primeira vez Queiroz conseguiu unir os portugueses relativamente à sua convocatória. Previa-se que fosse uma escolha relativamente pacífica, mas conseguiu colocar qualquer português em desacordo com ele, ora vejamos:

Na baliza temos a posição mais frágil da nossa Selecção.

Eduardo, compreende-se e aceita-se a titularidade. No entanto, não se compreende a convocatória de Beto e Daniel Fernandes. Dois jogadores sem ritmo e qualitativamente inferiores a Quim, Hilário e Rui Patrício.

Apesar da incompreensível aposta em Duda, compreendo a sua convocação, pois tem sido uma aposta habitual nos jogos de apuramento. A convocação de Coentrão é um prémio, pela excelente época que fez. O que o deveria colocar na polé position da titularidade.

Miguel e Paulo Ferreira vão competir por um lugar na faixa direita. Apesar da falta de ritmo de Paulo Ferreira, apenas jogou 11 jogos a titular nesta época. Na falta de Bosingwa, resolveu apostar nos jogadores que estiveram na fase de apuramento.

No eixo defensivo é pacífica a escolha de Ricardo Carvalho, Bruno Alves. Rolando compreende-se pois teve nas convocatórias para os jogos de apuramento. No entanto, penso que Fernando Meira, daria mais garantias nesta posição.

Ricardo Costa é um jogador banal, que terá umas boas férias na África do Sul. A sua polivalência torna-o um jogador vulgar em qualquer das posições que irá ocupar em campo. Deveria ter sido convocado um médio para a sua posição.

Pepe é um jogador essencial para a Selecção, seja a central ou a trinco. José Castro, parece-me ser o Joker da Selecção, que saltará fora caso Pepe não esteja em condições. De qualquer forma, não irá jogar um minuto neste Mundial. Pedro Mendes é um jogador extremamente útil. Tiago, Meireles e Deco, estão em clara baixa de forma. Tendo jogado pouco nos respectivos campeonatos. Deco jogou apenas 1491 mins, Tiago 1928 mins e Meireles 2694 mins. Veloso merece a convocatória pela excelente época que fez. No entanto terá dificuldades no seu posicionamento. É demasiado lento para lateral. Apenas poderá jogar como médio à frente do Pepe ou do Pedro Mendes. Lugar que estaria destinado para Tiago ou Meireles.

Danny é uma escolha justa, esperemos que o facto do campeonato russo estar parado não o traga com falta de ritmo. Simão, Nani, Liedson e Ronaldo são escolhas óbvias. Hugo Almeida é o menos mau avançado de origem portuguesa. Tem garantido um lugar no banco, a não ser que Portugal necessite de uma ajuda extra a limpar bolas na sua área defensiva nos últimos minutos.

O grande prejudicado:

João Moutinho

Sem dúvida alguma que João Moutinho foi o jogador mais prejudicado pela actual convocatória. Irei analisar os argumentos que o colocariam fora do Mundial:

Qualidade

Custa-me a entender como é que um jogador titular no último Europeu, passa a não convocado passados dois anos. Nomeadamente quando não apareceram jogadores que fossem uma clara mais valia para a sua posição. Moutinho foi presença assídua nas convocatórias para os jogos de apuramento, se lhe faltasse qualidade não teria sido convocado.

Má Forma

Moutinho poderá ter tido a sua pior época como sénior, seria um argumento a utilizar se não tivessem sido convocados jogadores que jogaram metade dos minutos que Moutinho fez (4098 mins). Tais como, Deco, Tiago e Meireles. Ou até mesmo Pepe e Zé Castro. Jogadores que lhe faltam ritmo e jogos nas pernas. Que tiveram em tão má ou pior forma que Moutinho. Não esteve ao seu nível no Sporting, mas teve sempre bem quando foi a Selecção. Melhor que um Tiago ou um Zé Castro.

Opção por mais um defesa

É absurdo optar por mais um defesa como Ricardo Costa, quando há vários jogadores que poderiam fazer esta função. Ricardo Costa será uma 3ª escolha para lateral direito, uma 5ª escolha para central (sendo Zé Castro o joker) e 4ª escolha para lateral esquerdo.

Empresário

O argumento mais viável para a não convocação de João Moutinho, está relacionado com a influência de Jorge Mendes e da Gestifute na Selecção Nacional. O facto de Moutinho ser representado por Pini Zahavi, colocou-o fora do Mundial.

Resta-me desejar sorte à Selecção Gestifute de Futebol para o Mundial na África do Sul.

8 comentários:

Leão de Alvalade disse...

O campeonato russo não está parado. Ainda há 2 semanas o vi jogar e esta semana Danny marcou pelo Zenit.

Pões demasiado acento tónico no ritmo dos jogadores, ignorando que épocas sobrecarregadas podem ter um efeito igualmente pernicioso.

A questão do empresário parece-me de somenos se tivermos em conta que JM é um dos maiores empresários do mundo, sendo natural que os melhores portugueses queiram ser agenciados por ele.

Também acho que Moutinho foi injustiçado mas, que me lembre, não foi titular no europeu e até me parece que nunca tivesse gozado desse estatuto.

O que me parece errado é o critério que o leva a deixar em casa Moutinho, Ruben Amorim ou Meira p.ex. para levar Castro e Costa.

Joao Nuno Rodrigues disse...

Tens razão, o campeonato russo começou em Março. Vai na 10ª jornada.

Dos 4 jogos do último europeu, o Moutinho foi titular em 3, tendo entrado a 19 mins do fim contra a Suiça.

A nível do ritmo dos jogadores, há jogadores que podem estar desgastados devido a épocas sobrecarregadas.

No entanto temos vários jogadores com pouca rotina de jogo na presente época:
Daniel Fernandes, Beto, Paulo Ferreira, Pepe, Zé Castro, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho ou Deco.

Muito provavelmente 4 destes jogadores serão titulares no Mundial. Veremos se vão estar em forma e a 100% no Mundial. Muito do sucesso da Selecção depende deles.

SL

Bernardo ON disse...

Análise relativamente sóbria (embora debatível) da convocatória.
O título é não fica de forma nenhuma demonstrado no texto. A única situação em que é falado o Jorge Mendes tem que ver com o Moutinho. E aí, concordo com vários dos pontos levantados em objecção à sua não convocação mas, evidentemente, não se lê nada que leve à conclusão alternativa tirada. Não é por se (tentar) eliminar alguns motivos possíveis que se pode pura e simplesmente concluir (como se fosse por exclusão de partes) um que nos pareça possível e não é apresentada nenhuma prova ou mesmo indício que nos leve a aceitar o que é proposto.
Não duvido que o JN tenha motivos para acreditar no que sugere no título e no fim do post mas ficamos a aguardar que os mostre.

Joao Nuno Rodrigues disse...

São 15 os jogadores da Selecção vinculados à Gestifute.

Bernardo ON disse...

Ok. Quantos deles sentes que não deviam ter ido tendo como alternativa jogadores não agenciados por ele?

Joao Nuno Rodrigues disse...

Relativamente à influência de Jorge Mendes, há que ter em conta a presente convocatória, mas tambémn o percurso ao longo do apuramento.
Os seguintes jogadores representados pela Gestifute, não têm qualidade para representar a Selecção Nacional, tanto no Mundial, como na fase de apuramento que se antecedeu:
Edinho, Duda e Paulo Ferreira.
Edinho foi uma piada de mau gosto ao longo do apuramento. Tenho um amigo lá na rua, que não é representado pelo Jorge Mendes e é melhor que o Edinho. Até o Aziza...
Duda, compreendo a sua convocação, por ter feito a fase de apuramento. No entanto não mostrou ter qualidade para ser titular. Teria apostado em Veloso para fazer a fase de apuramento, daria mais equilíbrio nas subidas de Bosingwa. Veloso apenas assinou pela gestifute há um mês.
Veloso e Coentrão seriam as melhores opções para lateral esquerdo.
Paulo Ferreira, há muito tempo que este jogador está morto para o futebol. Fez uma época miserável, onde rodou entre o banco e a bancada. Tem estado a um nível muito fraco pela Selecção Nacional. Para o seu lugar convocaria João Pereira ou Rúben Amorim.
Tiago é mais discutível, no entanto acho que tem sido uma vaca sagrada que pouco tem contribuído na Selecção Nacional. Teve bem no Benfica, excelente no Lyon. Ganhou o prémio bidão de ouro na Juventus, destinado ao pior jogador do campeonato. Tem-se vindo a arrastar no Atlético Madrid. Desde 2006/7 que não faz uma época decente. Acho injusta a sua convocatória, em detrimento de João Moutinho.
Gostaria de arrasar com a convocatória de Beto, Daniel Fernandes, Ricardo Rocha e José Castro. Mas por enquanto, ainda não são representados pela gestifute.

Bernardo ON disse...

Ora aí está. Obrigado pela paciência JN, valeu a pena. Já percebo a tua perspectiva e de facto dá que pensar.

Joao Nuno Rodrigues disse...

É Ricardo Costa e não Ricardo Rocha no post anterior... São ambos tão maus que me confundo a escrever os nomes...