28.6.10

Queiroz vai assumir a iniciativa do jogo

Uma das coisas interessantes de se viver no estrangeiro é o constatar de que somos todos num fundo um pouco parecidos. E em relação ao futebol, nunca conheci um mau vidente que exponha as suas opinioes apos os jogos.
Em Inglaterra, apos um fim-de-semana de capas de jornais a fervilhar em confiança (a unica questão mesmo estava em aniquilar os alemaes antes de se irem a grandes penalidades, pois, tendo a equipa britanica uma taxa de sucesso de 50% desde os anos 60 - contra 92% dos alemaes -, deixava o inglês mais optimista algo relutante), o povo acordou convicto de que afinal os jogadores seleccionados nao têm classe mundial, de que afinal o Capello (ate há cerca de um mes atrás tão respeitado quanto a Rainha) tomou uma serie de decisoes erradas (e a culpa é definitivamente do Emile Heskey) e provavelmente não merece os 6 milhoes de libras que a FA lhe paga anualmente.
Em Portugal geralmente oscila-se entre o pessimismo rancoroso e o optimismo apalermado. Não sei bem exactamente onde me coloco entre estes extremos, mas definitivamente acho (como todos os pensantes) que o Queiroz é um chicken shit e está disposto a recorrer a todos os meios para passar a fase seguinte.
Deste modo, sera expectável uma equipa com tendências defensivas, um pouco a semelhança do que o que se viu contra o Brasil (Eduardo; Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Coentrão; Pepe, Pedro Mendes, Meireles, Tiago; Simao; Ronaldo). Se for este o onze, penso que se cometerá um erro, pois a Espanha se tem alguma coisa é velocidade em todos os sectores, e jogadores como Piquet e Ramos, tornam-se relevantes no ataque especialmente se nao tiverem grandes preocupacoes defensivas. Por outro lado preocupa-me muito o nosso lado direito e estou convencido que o Ricardo Costa pode potencialmente ser mastigado e cuspido pelo Villa com o mesmo vigor com que o Maniche se alimenta de pastéis de Tentugal.
Mas a Espanha tem uma pressão enorme em cima. Campeoes europeus e crentes de que são a melhor equipa da actualidade, parece-me que ficarão demasiado ansiosos se não marcarem nos primeiros 30 minutos. Queiroz acredita nisso e vai meter tudo na retranca na primeira parte. O que per se não é mal jogado. Bielsa, por exemplo, acreditou que o Chile poderia jogar de igual para com a Espanha e sofreu uma derrota esmagadora, apesar de mostrar bom (sujeito a analise subjectiva) futebol.
Pergunto-me se o Nani não estaria operacional por estas alturas, quando temos tantos jogadores no limite da condicão física: Deco, Danny, Amorim, Pepe, Duda. Pergunto-me por que não se assumiu claramente o que aconteceu. Certamente um tema a debater na 4a feira caso a derrota seja de níveis humilhantes.

NOTA: o título deste texto é irrelevante

Sem comentários: