6.7.10

Reflexão

(post de Cisto)
Penso que podemos dividir a população em dois tipos de pessoas: aquelas que atentam ao “acontecimento” e aquelas que procuram saber o que esta por detrás do mesmo “acontecimento” no intuito de o compreender melhor. É evidente que numa sociedade alimentada a sopas de cavalo cansado, “spoon-fed”, o primeiro tipo de pessoas constitui a maioria. Por outro lado, num pais em permanente estado de depressão (da qual nem o futebol o livra), as acusações acerca do carácter daqueles que nos desiludiram tornam-se particularmente agressivas e descabeladas, tal e qual como se queimavam bruxas ou pobres diabos no passado. As pessoas nunca gostaram muito dos que tem uma vida diferente da nossa, dos que fizeram escolhas de vida alternativas ao padrao sociológico ou daqueles que, por exemplo, sao muito ricos.

Assim decorre a novela Moutinho. Como seria de esperar, o que nao falta na internet e blogosfera sao acusações ao caracter do homem, a comparação com o Manuel Fernandes (como se fosse verosimel que o antigo capitão do Sporting abdicasse da sua individualidade em prol de uma direcção como esta) surge 150 vezes em cada thread, e pelo menos (serei generoso) metade dos sportinguistas estao convencidos de que o Moutinho não era sequer bom jogador, não marcava golos, não fazia assistencias, não roubava bolas e que enfim corria muito lá isso corria. Não hesitam em considerar que o mau futebol do Sporting de resto devia-se ao Moutinho. Chamam-lhe de anão (havera insulto mais basico do que chamar de anão a uma pessoa de baixa estatura?) e jura-se a pes juntos que o que o Sporting precisa é de medios experientes (venha o Paredes outra vez).

Visto de fora, Bettencourt e o seu compincha Costinha são profissionais do mais pobre que se possa imaginar, cometendo erros atras de erros, falhanços atras de falhanços, mostrando uma ausencia de estratégia e estupidez de discurso capazes de embaraçar qualquer individuo que tenha lido mais do que 3 livros na vida. Na hora de referir a transferência daquele que tem sido um jogador largamente elogiado por todos pelo seu esforço, dedicação e devoção, insultam-no, na praca publica, chamam-no de maçã podre - podre! - cospem-lhe em cima, do alto da conferência de imprensa, e a maioria rejubila e segue o exemplo. Este comportamento de terceiro mundo - e aqui não há que ter sequer ilusões de que Portugal se encontra intelectualmente a um nivel fugazmente parecido ao outros paises europeus - nao é sequer muito comentado na imprensa e não vi em lado algum indignação perante os modos como o Presidente do Sporting Clube de Portugal se dirige a um atleta com 11 anos de casa (mas podiam ser só dois ou tres meses). É abjecto. JEB é uma extensão intelectual da Juventude Leonina. Mas se a uma claque se admite a injuria (e não há adepto que não tenha injuriado um atleta, tal como não há um condutor que não tenha já tecido consideracoes deselegantes a mae de um taxista), a um dirigente de um clube como o Sporting tal não deveria passar incólume.

Mas passa. E isso define o grau cultural de um pais. Eu não espero que as pessoas questionem o que terá motivado a dita incompatibilidade do Moutinho ou de como será possivel que ao fim de 11 anos se conclua que afinal o individuo e do mais ordinario que possa haver, isso seria pedir muito da capacidade critica. Mas que se indignem por se permitir que um cidadão honesto, que fez a sua formação, trabalhou no duro, pagou impostos e teve até reconhecimento internacional, representando a Selecção Nacional por dezenas de vezes em varies escalões, veja a sua dignidade posta em causa (utilizando um eufemismo) em conferência de imprensa, apenas para que a pele de uns escape ao escrutinio publico e o minimo que poderei alguma vez exigir. O publico, esse, pega na deixa de JEB e chama Moutinho de ser um “furunculo”, um “filho da puta”, um “cabrão”, etc, etc. Há mais pudor em condenar as palavras de Bettencourt do que em adicionar adjectivos ou comparações do mesmo grau ordinario das do presidente. É tudo muito triste.

Tudo isto levou-me a reflexão do que é que me faz ser sportinguista e preocupar-me com os seus assuntos. O que me faz vibrar com as suas vitorias e sofrer com as derrotas, mesmo estando a residir no estrangeiro? Ate há algum tempo atras, tem sido a identificação com as suas cores e historia, o sentimento de pertencer a um grupo de pessoas com ambiçoes (desportivas) semelhantes, a recordação do abraço espontaneo a um desconhecido sentado ao meu lado no Estadio do Jamor, em suma, o orgulho de se saber um segredo partilhado por uma espécie de minoria.

Temo que já nada disso existe. Tenho pouco que ver com o Sporting e seus adeptos. Entrou-se numa fase da estupidificação, da qual não quero fazer parte e da qual não vejo saida.

20 comentários:

NunoC disse...

EXCELENTE!!!!!!!!!!

Leão de Alvalade disse...

Cisto: Somos 2!

Francisco disse...

Por mais disparates e ingrato que o Moutinho tenha sido, acho mais desprestigiantes a declaração do pretenso leader leonino.
Não é leader, não têm essas qualidades o JEB por mais Sportinguista que seja não é leader. Não sinto orgulho pelos seus actos e declarações. Parece um ser sem vontade própria fácilmente influenciável. Não tem estofo e personalidade de leader.
Com as declarações e tomadas de posição do Moutinho, fico triste fico a pensar como deixaram chegar a situação a este ponto. Mas um jogador sai, ficam muitos e não só do futebol mas de todas as modalidades, fica a instituição ficam os sócios e os adeptos e essa tem de se continuar a ver num leader e não num banqueiro qualquer que manda cada atordoada que sinto vergonha do presidente do meu Clube.
Fazes mal ao Sporting José Bettencourt.
Sócio 74837-0

André Cruz Martins disse...

É muito baixo nível, de facto...

Unknown disse...

Cisto,

quando o Sporting deixar mesmo de ser o nosso Sporting, atiramos a toalha.

Até lá vale a pena lutar por aquilo que amamos e valerá a pena continuar a alertar até que haja uma voz, uma voz maior que a nossa, que se canse deste spoon feeding e que - preocupado como nós - se apresente como alternativa.

joemorales disse...

Mais quanto tempo é que o JEB tem à frente do Sporting? A instituição prevalece sp.

Cisto disse...

em miudo lembro-me de me dizerem que ser-se do Sporting era ter algo de masoquista, mas nunca me senti um masoquista, até recentemente. a instituição prevalece, mas temo que a inflexão necessária terá de ser estrondosa. muito sinceramente do que estamos a falar é de uma crise de valores, maior do que um ou outro individuos que por acaso tiveram muitos votos. teremos alguma vez uma voz maior que seja culta? muitas duvidas.

Joao Nuno Rodrigues disse...

Revejo-me plenamente no teu post...
Dias antes da novela Moutinho, o Camionista José Bettencourt, voltou a faltar ao respeito aos sócios em plena Assembleia Geral do Clube... Tendo um comportamento, mais uma vez, inqualificável.
Não me revejo nesta liderança.
Não vou renovar a URSOBOX pela primeira vez.
Continuarei a pagar religiosamente as quotas, para usar 10 votos CONTRA TUDO o que esta Corja Roquetteira apresentar na próxima Assembleia Geral.

MM disse...

Cisto, parabéns pela clarividente análise. E obrigado ao Leão de Alvalade por ter-me permitido chegar-lhe.

Embora não seja - para o Clube - muito importante, agradeço-lhe também o testemunho que os 2 últimos parágrafos oferecem sobre a sua condição de sportinguista "ausente".
É também isso que sinto, pelo motivo que o parágrafo descreve, e são também essas as minhas motivações, naquilo que o parágrafo descreve sobre aquilo que faz um sportinguismo destes exprimir-se, fruto dessa particular condição.

Por último e a parte mais triste de todas: também eu nos últimos dias me pergunto o que há.

Será que o Sporting que se ama ainda existe?
Não me atrevo a responder, pelo medo da resposta. Mas sei o que sinto. E o que sinto não é nada de bom nem é nada que se recomende.

Um forte abraço.
E obrigado mais uma vez.

Cisto disse...

Obrigado, MHumberto, é um dilema para o qual não encontro grande saída, embora as palavras de PLF façam todo o sentido, tb. Acabei de ler a acta da AG de 30 de Junho: puro masoquismo.

Hugo C. disse...

O JEB e o Costinha não podem desconsiderar publicamente quem apunhalou o clube pelas costas porque o Alex acha abjecto, mas ao invés o Alex pode gratuitamente tecer críticas e comentários menos abonatórios sobre estes ou quem os defende neste caso sem qualquer pudor porque...não gostou da sua atitude.
Ponto prévio: Já li mais de 3 livros e estou quase a acabar o quarto.Espero com este esclarecimento já ter demonstrado que tenho o nível de escolaridade mínima exigido para poder discutir consigo este assunto.
Calculo que seja daqueles que ainda o Costinha não tinha pousado as malas no chão quando chegou a Alvalde e já estava a atacá-lo. Intelectualmente é bastante honesto da sua parte deixe que lhe diga. Os balanços costumam fazer-se no fim, mas em Alvalade a grande maioria faz tábua-rasa dessa boa regra de gestão.
É engraçado que o Izma é por si considerado um dos maiores profissionais do SCP e que o Costinha foi uma f.d.p com ele, mas quando se descobriu que na noite mais importante da temporada o "grande profissional" tinha voado para Moscovo o Alex, e todos os outros que são da mesma opinião tiveram de meter a viola no saco. E nessa altura não os vi bater palminhas e dizer "Força Costinha, acaba com os jogadores mimados que quem lhes paga o ordenado somos nóa !", ainda que intuia que lá na bancada é daqueles que grita " Corram cabrões, meus mimados de merda. "
Quanto ao Moutinho só tem palavras elogiosas: honesto; esforçado, profissional. Todo um exemplo. Mas o Costinha também o foi enquanto jogador. Nasceu no Oriental, foi para o Nacional na 2ºB, passou pelo Mónaco e acabou Campeão da UEFA e da Europa na Antas. Não queira agora fazer-nos crer que o Moutinho é o exemplo acabado do esforço, dedicação, prestígio internacional e pagamento de impostos ( !!! ) pois se vamos por aí o Costinha encostava-o a um canto.
j quanto à sua opinião sobre o país, vejo que padece do síndrome do sportinguista-intelectualmente-superior-que-vive-no-estrangeiro-e-não-se-confunde-com-a-glebe-em-fúria, mas esquece-se que por vezes a maioria - mesmo no 3º Mundo - tem mesmo razão e no caso do Moutinho eu acho que tem.
Para si é líquido que se um indivíduo se portou bem 11 anos não pode nunca ser considerado uma maçã podre se no fim se porta mal e trai a confiança nele depositada por uma direcção, por um equipa, por um clube e pelos seus milhões de adeptos. Este cá 11 anos é bom. No fim borra a pintura e está imune à crítica por parte de quem fica. Usando as suas próprias palavras creio que "isso seria pedir muito da (sua) capacidade critica".

Saudações Leoninas

Hugo C. disse...

O JEB e o Costinha não podem desconsiderar publicamente quem apunhalou o clube pelas costas porque o Alex acha abjecto, mas ao invés o Alex pode gratuitamente tecer críticas e comentários menos abonatórios sobre estes ou quem os defende neste caso sem qualquer pudor porque...não gostou da sua atitude.
Ponto prévio: Já li mais de 3 livros e estou quase a acabar o quarto.Espero com este esclarecimento já ter demonstrado que tenho o nível de escolaridade mínima exigido para poder discutir consigo este assunto.
Calculo que seja daqueles que ainda o Costinha não tinha pousado as malas no chão quando chegou a Alvalde e já estava a atacá-lo. Intelectualmente é bastante honesto da sua parte deixe que lhe diga. Os balanços costumam fazer-se no fim, mas em Alvalade a grande maioria faz tábua-rasa dessa boa regra de gestão.
É engraçado que o Izma é por si considerado um dos maiores profissionais do SCP e que o Costinha foi uma f.d.p com ele, mas quando se descobriu que na noite mais importante da temporada o "grande profissional" tinha voado para Moscovo o Alex, e todos os outros que são da mesma opinião tiveram de meter a viola no saco. E nessa altura não os vi bater palminhas e dizer "Força Costinha, acaba com os jogadores mimados que quem lhes paga o ordenado somos nóa !", ainda que intuia que lá na bancada é daqueles que grita " Corram cabrões, meus mimados de merda. "
Quanto ao Moutinho só tem palavras elogiosas: honesto; esforçado, profissional. Todo um exemplo. Mas o Costinha também o foi enquanto jogador. Nasceu no Oriental, foi para o Nacional na 2ºB, passou pelo Mónaco e acabou Campeão da UEFA e da Europa na Antas. Não queira agora fazer-nos crer que o Moutinho é o exemplo acabado do esforço, dedicação, prestígio internacional e pagamento de impostos ( !!! ) pois se vamos por aí o Costinha encostava-o a um canto.
j quanto à sua opinião sobre o país, vejo que padece do síndrome do sportinguista-intelectualmente-superior-que-vive-no-estrangeiro-e-não-se-confunde-com-a-glebe-em-fúria, mas esquece-se que por vezes a maioria - mesmo no 3º Mundo - tem mesmo razão e no caso do Moutinho eu acho que tem.
Para si é líquido que se um indivíduo se portou bem 11 anos não pode nunca ser considerado uma maçã podre se no fim se porta mal e trai a confiança nele depositada por uma direcção, por um equipa, por um clube e pelos seus milhões de adeptos. Este cá 11 anos é bom. No fim borra a pintura e está imune à crítica por parte de quem fica. Usando as suas próprias palavras creio que "isso seria pedir muito da (sua) capacidade critica".

Saudações Leoninas

Hugo C. disse...

O JEB e o Costinha não podem desconsiderar publicamente quem apunhalou o clube pelas costas porque o Alex acha abjecto, mas ao invés o Alex pode gratuitamente tecer críticas e comentários menos abonatórios sobre estes ou quem os defende neste caso sem qualquer pudor porque...não gostou da sua atitude.
Ponto prévio: Já li mais de 3 livros e estou quase a acabar o quarto.Espero com este esclarecimento já ter demonstrado que tenho o nível de escolaridade mínima exigido para poder discutir consigo este assunto.
Calculo que seja daqueles que ainda o Costinha não tinha pousado as malas no chão quando chegou a Alvalde e já estava a atacá-lo. Intelectualmente é bastante honesto da sua parte deixe que lhe diga. Os balanços costumam fazer-se no fim, mas em Alvalade a grande maioria faz tábua-rasa dessa boa regra de gestão.
É engraçado que o Izma é por si considerado um dos maiores profissionais do SCP e que o Costinha foi uma f.d.p com ele, mas quando se descobriu que na noite mais importante da temporada o "grande profissional" tinha voado para Moscovo o Alex, e todos os outros que são da mesma opinião tiveram de meter a viola no saco. E nessa altura não os vi bater palminhas e dizer "Força Costinha, acaba com os jogadores mimados que quem lhes paga o ordenado somos nóa !", ainda que intuia que lá na bancada é daqueles que grita " Corram cabrões, meus mimados de merda. "
Quanto ao Moutinho só tem palavras elogiosas: honesto; esforçado, profissional. Todo um exemplo. Mas o Costinha também o foi enquanto jogador. Nasceu no Oriental, foi para o Nacional na 2ºB, passou pelo Mónaco e acabou Campeão da UEFA e da Europa na Antas. Não queira agora fazer-nos crer que o Moutinho é o exemplo acabado do esforço, dedicação, prestígio internacional e pagamento de impostos ( !!! ) pois se vamos por aí o Costinha encostava-o a um canto.
j quanto à sua opinião sobre o país, vejo que padece do síndrome do sportinguista-intelectualmente-superior-que-vive-no-estrangeiro-e-não-se-confunde-com-a-glebe-em-fúria, mas esquece-se que por vezes a maioria - mesmo no 3º Mundo - tem mesmo razão e no caso do Moutinho eu acho que tem.
Para si é líquido que se um indivíduo se portou bem 11 anos não pode nunca ser considerado uma maçã podre se no fim se porta mal e trai a confiança nele depositada por uma direcção, por um equipa, por um clube e pelos seus milhões de adeptos. Este cá 11 anos é bom. No fim borra a pintura e está imune à crítica por parte de quem fica. Usando as suas próprias palavras creio que "isso seria pedir muito da (sua) capacidade critica".

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

O JEB e o Costinha não podem desconsiderar publicamente quem apunhalou o clube pelas costas porque o Alex acha abjecto, mas ao invés o Alex pode gratuitamente tecer críticas e comentários menos abonatórios sobre estes ou quem os defende neste caso sem qualquer pudor porque...não gostou da sua atitude.
Ponto prévio: Já li mais de 3 livros e estou quase a acabar o quarto.Espero com este esclarecimento já ter demonstrado que tenho o nível de escolaridade mínima exigido para poder discutir consigo este assunto.
Calculo que seja daqueles que ainda o Costinha não tinha pousado as malas no chão quando chegou a Alvalde e já estava a atacá-lo. Intelectualmente é bastante honesto da sua parte deixe que lhe diga. Os balanços costumam fazer-se no fim, mas em Alvalade a grande maioria faz tábua-rasa dessa boa regra de gestão.
É engraçado que o Izma é por si considerado um dos maiores profissionais do SCP e que o Costinha foi uma f.d.p com ele, mas quando se descobriu que na noite mais importante da temporada o "grande profissional" tinha voado para Moscovo o Alex, e todos os outros que são da mesma opinião tiveram de meter a viola no saco. E nessa altura não os vi bater palminhas e dizer "Força Costinha, acaba com os jogadores mimados que quem lhes paga o ordenado somos nóa !", ainda que intuia que lá na bancada é daqueles que grita " Corram cabrões, meus mimados de merda. "
Quanto ao Moutinho só tem palavras elogiosas: honesto; esforçado, profissional. Todo um exemplo. Mas o Costinha também o foi enquanto jogador. Nasceu no Oriental, foi para o Nacional na 2ºB, passou pelo Mónaco e acabou Campeão da UEFA e da Europa na Antas. Não queira agora fazer-nos crer que o Moutinho é o exemplo acabado do esforço, dedicação, prestígio internacional e pagamento de impostos ( !!! ) pois se vamos por aí o Costinha encostava-o a um canto.
j quanto à sua opinião sobre o país, vejo que padece do síndrome do sportinguista-intelectualmente-superior-que-vive-no-estrangeiro-e-não-se-confunde-com-a-glebe-em-fúria, mas esquece-se que por vezes a maioria - mesmo no 3º Mundo - tem mesmo razão e no caso do Moutinho eu acho que tem.
Para si é líquido que se um indivíduo se portou bem 11 anos não pode nunca ser considerado uma maçã podre se no fim se porta mal e trai a confiança nele depositada por uma direcção, por um equipa, por um clube e pelos seus milhões de adeptos. Este cá 11 anos é bom. No fim borra a pintura e está imune à crítica por parte de quem fica. Usando as suas próprias palavras creio que "isso seria pedir muito da (sua) capacidade critica".

Saudações Leoninas

Ass: Hugo C.

Petinga disse...

O Hugo C. é daqueles que acha que um comentário repetido várias vezes tem mais probabilidades de ter razao?...

O post é excelente. Continuo incrédulo por ver como a Tese de que todas as culpas assistem ao pérfido, podre e traidor do jogador colhe partidários. Mas que a matriz Sporting se modificou, isso é inquestionável...

Cisto disse...

Calculo que lhe tenha dado erro muitas vezes.
Deixe-me so esclarecer que quem escreveu o artigo fui e ano o Alex (poupemo-lo, pois) e que devido a erro (da mesma natureza) ficou associado ao Alex.

Nao posso deixar de compreender muito do que diz, incluindo a suspeicao de eu ter manias de superioridade, aceito que se possa entender assim o texto.

No entanto reservo-lhe apenas uma pergunta que penso que resume todo o meu ponto de vista: Hugo, o que eh que voce acha que levou o Moutinho a borrar a pintura? Voce nao esta preocupado com essa questao? Voce nao se preocupa com o facto de o Moutinho nao ser o unico jogador do Sporting a quem isto tem acontecido? Voce acredita mesmo que os jogadores so sao profissionais se se subjugarem a uma especie de escravidao muito bem paga? Voce eh daqueles que acha que o Manuel Fernandes (grande capitao!), em dias destes, colocaria o seu futuro em causa devido a uma instituicao?
Caro Hugo, o problema eh que a instituicao esta a acabar-se: foi comprada pelo BES, com o aval de quem nunca fez este tipo de questoes. Se quiser acreditar no contrario, que esta tudo bem e que o Moutinho eh que eh um filho da puta (e o Veloso, e o Izmailov, e o Patricio eh um franguicio, ja agora meta o Nani que nunca se esforcou, e o Viana que eh mole, e o Simao que eh lampiao ordinario, n se esqueca tambem do iordanov que teve a sua festad despedida com 6 anos de atraso e so gracas a uma accao judicial), acredite. Realmente eh muito mais facil acreditar nisso. Eh muito mais facil de explicar aos nossos filhos tambem.

Hugo C. disse...

Boas tardes Petinga e Cisto,
Obrigado pela vossa pronta contra-resposta.
@ Petinga: a repetição do comentário resultou apenas de um erro que o Cisto supôs - e bem - ter acontecido. A propaganda de tipo comunista com a típica K7 já provou a sua ineficácia.

@ Cisto: penso que o teu post inicial talvez se preste a interpretações menos correctas sobre alguns pontos e admito também
tê-las feito.
Quanto à tua resposta concordo em absoluto com o que dizes. É claro que há algo muito mau dentro do SCP mas há muito tempo. Só não entendo como é que tu não concordes que se pessoalizem todos os males do SCP no Moutinho e depois ataques em termos pessoais o Costinha que está no clube há 3 ou 4 meses.
Que o Roquettismo e/ou todos os seus sucedâneos sob a forma de Soares Francos; Dias da Cunha; Ribeiros Telles, etc contribuiram decisivamente para o definhamento institucional e desportivo do clube não me restam dúvidas. Da mesma forma que não me custa reconhecer que a melhor coisa da direcção JEB é que quando acabar o seu mandato vai terminar ciclo muito triste na história do clube.
Entende apenas o meu ponto de vista no essencial:

1) a época está a começar e urge apoiar a equipa sob pena de desparecermos;
2) apesar de todos os câncros que pululam no clube há gente séria ao seu serviço; gente que quer ganhar e que ama o Sporting e é por esses que eu vou continuar a ir lá;
3) atacar o Costinha é a meu ver extemporâneo e intelectualmente desonesto;
4) O JEB pode ter muitas coisas más mas na altura em que estamos temos de esquecer as dissenções pois o nosso edifício foi atacado de alto a baixo pelo FCP em estreita colaboração com o nosso ex-capitão. Agora não é hora de entender os motivos do Moutinho. É atacá-lo sem perdão, pois se um capitão que ganha 100K por mês "foge" do clube que lhe deu tudo os que estão aqui como sócios a pagar e a sofrer todos os dias fogem para onde ? E no fim não o podem dizer? não podem exprimir a sua dor e indignação ?
Pensa que o fazemos porque o JEB o diz? se o JEB viesse dizer que entendia a decisão do João Moutinho e só lhe podia chamar palhaço e iria discordar dele em toda a linha.

Quanto ao mais, penso que todos queremos à nossa meneira o melhor para o clube.

Saudações Leoninas

Cisto disse...

compreendo essa preocupação. infelizmente essa é precisamente a chave da (pseudo)argumentação de JEB: aqueles que criticam são inimigos do clube. Uma espécie de raciocinio Bushiano. A voz contra corre o risco de ser considerada uma voz "pouco leonina". É assim que JEB tem resistido à catadupa de desastres (de gestão e desportivos) dos ultimos tempos. ao fim e ao cabo é uma questão essencial: o resultado a curto prazo não me interessa (assim o é na minha profissão) se o sucesso imediato comprometer o futuro. Logo, considero que esta época que vem está perdida à cabeça (e nem vale a pena desejar o oposto). Assim o considerei na época passada (e presumo que tu, a dada altura).
Portanto não se trata de tecer juízos de valor à personalidade de Moutinho, comparandoa com a do Costinha. Em ultima análise, emoções à parte, Moutinho rendeu bastante dinheiro ao Sporting, rendeu bastante desportivamente durante 6 anos, e mudou-se agora para um sitio melhor para ele: mais bem gerido, possibilidade de ganhar qq coisa, e com melhor ordenado. Em termos profissionais, nada a dizer.
Quanto a Costinha, o seu desempenho profissional é bem mais complexo e envolve não ter de mentir (casos Viana e Izmailov), devia envolver um aprofundar do conhecimento do Sporting antes de atacar, devia passar por não extinguir um Sporting B (na minha óptica), etc. No fundo, a sua actividade é intelectual e do que observo, discordo com veemencia das suas atitudes, 1º, e muitas decisões, em 2º.
Não se trata de um ser bom rapaz e outro mau rapaz.

Anónimo disse...

muda de clube, pá. talvez entao te identifiques com alguma coisa.
eu tambem fui um gajo porreiro durante 11 anos, mas se amanha te der um tiro, deixo de ser, nao?

sempre a combater

SPORTING SEMPRE

ovelect

Jorge disse...

Finalmente!!! Mas só agora percebes q afinal o teu (ex-?)clube de aristocratas afinal não é culturalmente diferente nem superior ao clube q tem os tais adeptos que tu tanto criticas?!?! O fato e gravata não dizem tudo...

Muda-te p um clube do outro lado da 2a circular...a glória espera-te!