30.11.09

O derby

O Sporting apresentou-se num 4-3-3 que lhe dá uma alma nova, dando o lugar de trinco a Adrien e de médios interiores a Moutinho e a Veloso. Ficando Vukcevic numa linha mais adiantada a descair mais para os flancos e Matias a partir do flanco contrário para o meio. E Liedson sozinho lá à frente. Gostei bastante deste sistema e acho que beneficia bastante jogadores como Veloso e Matias e retira aos jogadores o fardo rotineiro do losângo. Ao contrário do que o blogger André Martins diz aqui julgo que Miguel Veloso ganha bastante nesta nova posição e apenas poderia ser o médio mais recuado se fosse para ser uma espécie de Pirlo, com um trinco à sua frente para cortar bolas e ele a construir jogo logo a partir da zona mais recuada do terreno.
O Benfica jogou no habitual losango aberto com os médios interiores a serem extremos, Ramires e Di Maria. Estratégia que teve de ser mudada ainda no primeiro quarto de hora com Ramires a ajudar García e Aimar a ocupar terreno de Ramires. Aimar e Di Maria nota-se que não atravessam o seu melhor momento de forma e o Benfica acabou por ganhar com a entrada de Amorim e de Coentrão.
Quanto a ocasiões, o Sporting esteve mais em cima do Benfica, mas o Benfica acabava também por chegar à baliza do Sporting com relativa facilidade, parece que Jesus jogava para o empate e só no final quis ganhar.
Enfim, acho que o Sporting ganhará muito com esta nova táctica, esta lufada de ar fresco. Embora benfiquista, eu gosto de ver um Sporting forte e acho que agora está mais no caminho certo que antes.

3 comentários:

Cisto disse...

excelente exemplo Veloso-Pirlo. O que respondi ao Andre encaixa-se perfeitamente no que disseste. Veloso precisa, tb ele, dum Gattuso

Unknown disse...

E o Caicedo precisa de quê?

Cisto disse...

o Caicedo precisa de ser despachado o quanto antes.