26.2.10

O Hospício 10A

O Presidente do Sporting quando abre a boca lembra-me aquelas anedotas acerca de louras e da sentido
à
expressão "tiro ao lado". Consegue ser ate pior que o Postiga nesse aspecto. Em rela
ç
ão a Costinha, JEB disse, triunfante, que a sua contrata
ç
ão era a prova de que ele (JEB) consegue perseguir as pessoas que tinha em mente e na maior das confidencialidades. Bettencourt chegou mesmo a dispensar um elogiu a si mesmo pelo facto de todos terem ficado surpreendidos com esta decisão. Não sabemos porquê, uma vez que de surpresas por parte de JEB estamos todos fartos. Por outro lado em inumeras ocasi
õ
es confidencialidade foi coisa que não existiu, de facto o Sporting de Bettencourt por vezes parece uma coisa parecida com um Big Brother. Resumindo, Bettencourt quer elogios por fazer o que lhe compete.

Mas o busílis deste post nem é esse: é o facto de Bettencourt em vez de organizar uma estrutura de raiz com competências definidas e procurando encontrar as pessoas certas para os cargos certos, tenha primeiro adoptado uma estrutura antiga com evidências de decadência, depoisinventado cargos sem que ninguem percebesse muito bem para o que serviam (team manager, director do futebol), finalmente depois de despedir toda a gente diz que a estrutura de agora em diante é... ele.
No fim de contas, fica a sensa
ç
ão de que Bettencourt cede a press
õ
es, preside a uma estrutura desengon
ç
ada a base de tachos, onde a maior parte dos funcionários são incompetentes e que mama tudo aquilo que os empresários lhe vendem, na perspectiva de promessa de grande oportunidade. Os casos Caicedo, Pongolle, Angulo sao bons exemplos, nao havendo outra razão para se os ter contratado (e o Sporting quase esteve para levar com o empréstimo absurdo do Manuel Fernandes) e o facto de Costinha ter vindo pela mao de Jorge Mendes não augura nada de bom. Até pode ser que o rapaz seja competente, mas não me parece que seja benéfico contratar malta com base apenas no que os empresários indicam (outro fundamento para a sua contrata
ç
ão é-me desconhecido e se alguém souber, que me elucide, desde que me poupem osportinguismo e bem-vestir do rapaz.)

Posto isto, relembremos as seguintes afirma
ç
õ
es:

Não tenho funções de director desportivo, posição que está muito em voga, mas que, na minha opinião, não existe uma definição concreta para as funções desse cargo. Como director do futebol profissional, não tenho o pelouro das áreas de decisão ao nível das contratações, escolha de treinador, entre outros

Costinha assume as funções que foram desempenhadas por Sá Pinto.

Diretor de futebol é isso mesmo. Abrange todas as áreas de análise, contratações e dispensas

Quero passar a um modelo em que a figura do presidente assume protagonismo, assumindo a responsabilidade dos dossiers mais decisivos, designadamente tudo o que tenha a ver com o futebol.


Ou Jose Eduardo Bettencourt teve um AVC em meados de Junho ultimo ou torna-se cada vez mais surreal a possibilidade de ter desempenhado papeis relevantes no Santader com sucesso.

PS: Fiquei muito muito contente com a vitoria de ontem, confirmou apenas a minha opiniao acerca deste plantel, mas nao embandeiremos em arco. No fundo, continuo a achar isto.

1 comentário:

Bimbosfera disse...

Boas!
Primeiro que tudo, ahahahah! Isto é para o que JEB tem vindo a fazer, apenas. O post está bem escrito e lúcido, e isto vem de um Benfiquista, atenção! Eheheh!

Segundo... Complemento as piadas de loiras com Stand-up, ou «One-Man-Show», por aí. JEB, para mim, anda por aí, efectivamente.

As declarações são efectivamente bem apanhadas. Curiosamente se isto fosse o 1984 do George Orwell ele talvez se safasse, mas assim, para bem de todos nós, não.

Sobre o jogo, mais uma vez parabéns, torci pela equipa portuguesa, que calhou a ser o Sporting. Jogaram bem, seguraram-se quando eu pensei que se a bola tardesse a entrar a coisa começasse a ruir, ou seja, ainda que sem dominar na primeira parte, equilibrado, mas com ascendente, ligeiro, leonino, ou pelo menos com mais perigo, tardou a entrar a primeira bola, o que ajudou a cimentar a confiança e a partir para o resultado assento no bom que estavam a fazer.
Agora, resta dar essa alegria aos Benfiquistas e ganhar ao Porto, mas sinceramente, acho que já estaremos todos, Sportinguistas e Benfiquistas, e até Braguistas, sei lá, a pedir demais, não?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- A última frase foi em jeito de provocação, mas sem maldade, ok?
Abraço.
P.p.s.- A palavra «captcha» para comentar é de alguma empresa farmacêutica, com certeza «nuculax»...