30.10.09

cocktail molotov pelos vidros adentro do carro do Bettencourt. já


Depois de visualizar (em diferido) a entrevista do JEB, o seguinte salta-me à vista:

1 - a análise do PLF é de louvar, mas demoro 30 minutos a lê-la (e a entrevista foi de 30 minutos). E, apesar de profunda, falha a observação que eu pessoalmente considero ser fulcral: ir ao ponto 2.
2 - JEB deu entrevistas (ridículas) aos três principais jornais desportivos, num momento em que a contestação aumentava consideravelmente, pelas razões que todos conhecemos. Ridículas pela superficialidade, pelos tiros ao lado e sobretudo pela conivência da comunicação social; o próprio facto de um presidente ter dado três entrevistas a três jornais concorrentes no mesmo dia é inédito e tresanda a esturro de marketing. A questão é: o que levaria alguém a crer que uma entrevista a um canal televisivo seria diferente? Acaso esperávamos que Bettencourt subitamente viesse iluminar o universo sportinguista (e desportivo) com as suas ideias? Acaso esperavamos jornalistas exigentes e bem informados, com perguntas relevantes?
3 - A questão aqui é apenas uma: José Eduardo Bettencourt foi eleito por um grupo de sportinguistas doentes (mesmo que temporariamente doentes) a mando da comunicação social. As entrevistas em "momentos-chave", com jornalistas cyborgs (chamemos-lhe entrevistar, mas mais correctamente poderíamos era dizer chupar) apenas confirma a relação incestuosa. Sera que vamos ter entrevistas destas de cada vez que o Sporting nao ganha e joga mal??
4 - JEB esteve o programa todo sentado como um puto no ensino básico, que encara a directora de turma mais a directora da escola, mascando pastilha e a dizer "apalpei a Janice, e então?". Os jornalistas deixaram o homem dizer as palermices que quis, numa complancência embaracosasinistra, que me envergonha enquanto português (não estou a exagerar).
5 - gostei particularmente de:
a) o jornalista (ao bom estilo seboso, enconado, preguiçoso) refere a existência de pressões externas, mas emenda logo a seguir para o termo pressões maldosas (WTF?), numa logica de ditadura, em que qualquer pressao externa (leia-se contestacao) e', por natureza, maldosa;
b) a afirmação de JEB: A solução passa por nível interno a vários níveis, aperfeiçoar, rever, mais interacção. O importante é q estamos interessados a resolver isto. Os "jornalistas" ficam satisfeitos com a profundeza da resposta;
c) é a própria "jornalista" (recuso-me a chamá-los disto sem parêntisis) sugere que o reforço mais importante é o Izmailov, não fosse o JEB esquecer-se de lançar essa.
d) a mesma gaja, após a explicação do JEB do que é o departamento de Scouting do Sporting (cuja existência sisífica, nos moldes discorridos, não entendo), confirmou que não queria exemplos de referenciações do Sporting que não se concretizaram, é melhor guardar para si, disse ela, cuidadosa, nao fosse o JEB ficar mal na fotografia.
e) e para terminar convença lá os sócios do Sporting a ir ao próximo jogo.

Posto isto, apresso-me aqui também a discordar de outros companheiros de blog, como os do Cacifo, cujo movimento de boicote ao próximo jogo muito prezo. Em muito boa hora, esta rapaziada evidenciou a estupidez dos tipos da Juventude Leonina e da Associação de Adeptos do Sporting (o qué isso?... pois), ao relacionarem um boicote com desacatos de ordem. Os cacifeiros dizem que um movimento pacífico é o que se pretende, mas, tendo em conta o que aqui escrevi, eu garanto-vos que isto só vai lá com pauladas, apedrejamentos e cocktails molotov.

notícias relacionadas: maisfutebol, Público, sportingapoio

Mérito do Belém?



O Belenenses empata no Dragão num jogo em que as duas equipas demonstram fragilidades.
Numa frase é assim que descreveria esta partida.
Mas não poderia deixar de salientar isto: numa altura em que o jogo estava empatado, e já depois de Jesualdo tirar Sapunaru para pôr Cebola, recuando Mariano para lateral, eis que surge Guarín, saindo Mariano. E Guarín joga ligeiramente mais adiantado, ficando a fechar o corredor. Tirou um extremo que embora recuado dada a sua posição original, deve ser minimamente rápido e centrar bem, para pôr um médio interior direito a jogar próximo da sua posição, mas a ter de recuar para fechar. Que ganhou com isso?
Esta é apenas uma pergunta que questiona um determinado momento do jogo, acho que a qualidade de Jesualdo como treinador é inquestionável.

Notícias relacionadas: Público, Maisfutebol

Esplendor do Apito Encarnado


Foi ontem e é hoje notícia que o Porto irá estar atento às arbitragens nos campos dos principais adversários...

Têm sido por demais evidentes as arbitragens tendenciosas a que temos assistido e que tem beneficiado o actual líder do campeonato, não obstante o bom futebol que o mesmo tem praticado durante estas primeiras jornadas.
Ainda assim e com base um trabalho criterioso de um blog muito sensato partilho a seguinte informação e vou fazer questão de continuar a acompanhar, a saber:


"Benfica x Marítimo
1 penalty (quando o resultado estava em 0-1)
6 cartões amarelos

V. Guimarães x Benfica
1 penalty (quando o resultado estava em 0-0)
4 cartões amarelos
2 expulsões (ambas por acumulação de amarelos)

Benfica x V. Setúbal
1 penalty
6 cartões amarelos

Belenenses x Benfica
2 cartões amarelos



U. Leiria x Benfica
1 penalty (quando o resultado estava em 1-1)
3 cartões amarelos

Benfica x Leixões
1 penalty
7 cartões amarelos
1 cartão vermelho directo
2 expulsões (uma por acumulação de amarelos)

Paços Ferreira x Benfica
3 cartões amarelos

Benfica x Nacional
2 penalties
8 cartões amarelos
2 expulsões (ambas por acumulação de amarelos)

Até ao momento temos 7 penalties a favor do SLB, juntamente com 39 cartões amarelos e 6 expulsões de jogadores das equipas adversárias, são números que poderão ter muitas interpretações.
 É a máfia corrupta da agremiação da luz que levou à boca do mundo o caso Apito Dourado com o intuito claro de derrubar o forte e cada vez mais "colosso europeu" - FC PORTO.






É o apito encarnado no seu esplendor.

e falando de mergulhos...

Hoje O Jogo cita o especialista em Direito Desportivo José Manuel Meirim que afirma que a simulação de Aimar, pela lei, não será alvo de mais do que uma multa.
Recuperando o que disse aqui, parece-me que a lei está muito tímida na penalização destes comportamentos anti-desportivos - que na sua acepção legal têm castigos de suspensão.

29.10.09

O segredo há muito aguardado




De acordo com a imprensa de hoje, o fenómeno Hulk não é obra do acaso... Surge de um cuidado e de uma atenção muito dedicada da parte de sua mãe, Socorro! De acordo com a progenitora, Hulk é forte porque mamou muito...

"Ele mamou até aos 3 anos. Quando mama muito fica forte, não é?
É o que os médicos dizem..."

Mas agora deixo a questão para todos pensarmos seriamente:
Podemos nós acreditar nesta tese do leite materno (?!) quando eu que tenho mamado muito nestes meus (quase) 30 anos e não passo de um mero jogador federado de futsal de uma desconhecida equipa da 2ª Série Distrital de Futsal Sénior da Associação de Futebol de Lisboa?

Paulo Bento não é o culpado de tudo

Para isso faço algumas perguntas. Através das vossas respostas chegarão à conclusão em epígrafe

JEB

notícias relacionadas: publico, ionline maisfutebol

28.10.09

O Paulo ja' la nao esta'

Aqui ha uns tempos anunciei que nao iria mais participar em actividades semelhantes ao chover no molhado.
Mas tal e' dificil, e' como obrigarem-me a nao saltar da cadeira quando o Sporting marca um golo (ou quase que marca...) ou a nao vociferar um par de insultos ao arbitro de vez em quando.
Mas este tipo de declaracoes sao sinistras. Um treinador que diga que assume apenas parte da responsabilidade e' inedito. Trata-se de um treinador que nao confia no seu proprio grupo. Um treinador que manda recados para certos jogadores atraves da imprensa nao sabe ser lider. Ser lider nao e' ser-se autoritario, como muitos pobre-diabos julgam. Mas eu ate entendo o homem, afinal de contas seria para ai ja' a 17a vez que ovuriamos o Paulo Bento dizer que assume as responsabilidades dos erros cometidos e torna-se embaracoso para o homem. O discurso muda agora ligeiramente, transformando-o numa ligeira vitima: a culpa e' minha em parte mas estes jogadores tambem nao ajudam e a direccao so me traz Caicedos (a propósito, estas declarações são bizarras, de tão estúpidas, tão simplistas; a resolução do burburinho com uma auto-chicotada abstracta. Se há sportinguistas a comer disto, sobe-me um certo rubor às fauces)
Proponho entao, Paulo, que me digas: qual e' exactamente a tua parte da responsabilidade? Sao os treinos que nao prestam? E' o facto de seres um nescio que nao te torna capaz de manter um grupo coeso? Excesso de figuras de estilo infelizes do genero da do Titanic? E ha' jogadores que andam a jogar sem darem o litro? Entao por que jogam? Nao ha apoio decente da direccao? Entao por que te mantens no cargo? Masoquismo? Falta de self-respect? Ate quando vamos ter de aturar este tipo de declaracoes de coitadinho? Ate quando vou ter de ler este tipo de analises aos jogos do Sporting?

O Bernardo defende que agora mais vale manter o treinador do que afundar um outro que para ai venha. Mas isso e' porque o Bernardo e' do Benfica, catano!

PS: voces viram o PB a esbracejar que nem um maluquinho quando uma sombra de anulamento pairou sobre o golo do Matias? Que foi aquilo, meu deus?

Especialmente para vocês Benfiquistas!



Ninguém pára o BENFICA!

guimarães sporting

Queria assinalar o silêncio dos colegas sportinguistas sobre jogo de ontem. A minha interpretação é que o viram como apenas o corolário de vários comentários que aqui têm feito.
A não ser que a casa caia aos bocados, eu aguentava o Paulo Bento até ao fim da época. (1) parece-me justo; (2) seria muito ingrato para qualquer treinador entrar agora e podiam até queimar uma boa hipótese; (3) isto ainda não acabou, 10 pontos é muito para esta fase precisamente porque ainda falta muito para jogar.

26.10.09

detesto "mergulhos"

escrevo este post no rescaldo do benfica nacional que tem pano para mangas para comentários. estive mesmo para não o fazer depois de me ter quase fartado do assunto num longo telefonema-debate com um amigo sportinguista.
Sem mais demoras tenho que repetir o título, detesto mergulhos. Não posso com simulações de faltas de qualquer jogador e normalmente chateia-me mais quando são os de que gosto ou os da minha equipa. A simulação de uma falta desvirtua o resultado de um jogo de uma forma deliberada, ao contrário da maioria dos erros dos árbitros, que geralmente são bastante mais massacrados pela crítica. Pior, muitos, pessoas do futebol incluídas, parecem considerar que os jogadores tentarem enganar o árbitro faz parte do jogo. E se faz, como um dado empírico, é uma vergonha que faça como um principio.
Hoje o Pablo Aimar conseguiu (pelo menos para mim) por uma nuvem negra sobre um óptimo jogo do Benfica em que fomos muito melhores que uma das mais competitivas equipas da liga. Dizem os sportinguistas (sobretudo mas não só), e o meu amigo João Nuno em particular (muito atento aos jogos do Benfica) que o Pablo Aimar é um simulador compulsivo. Não concordo com alguns dos lances que os levam a esta análise mas tenho que dar a mão à palmatória na avaliação final. E mesmo que simulador não seja a palavra certa (hoje foi), será pelo menos um deixarsecairdor, o que não é menos irritante e pouco desportivo. O caso do Aimar é particularmente grave porque, pela sua qualidade e estatuto, os árbitros sentem-se mais impelidos a marcar falta nas suas quedas. Este último detalhe à parte, concordo que o mesmo se possa dizer do Di Maria. Cinjo-me hoje aos jogadores do Benfica porque acho que atacar este problema passa muito por reconhecimento em causa própria.
A minha recomendação é que se estude alguma forma de abordar este problema em processos disciplinares muito específicos. Porque este é um problema bicudo uma vez que trata de dissecar intenções do jogador acusado. Talvez mereça a convocação de um painel de peritos que vão ao detalhe da biomecânica envolvida, que solicitem a realização de um perfil psicológico do atleta e a condução de entrevistas a pessoas com informação relevante, etc. Parece um exagero? Concordo que é muito, não acho que seja demais. Em qualquer caso, sempre ficam com uma ideia da gravidade que atribuo a estes comportamentos.
E, para situações como a de hoje, nem é preciso tanto aparato.

23.10.09

Agoiro

Não me parece que estejam reunidas as condições ideais para jogar contra a Bósnia. No dia em que confirma-se que Pedro Mendes não poderá jogar por lesão, ficamos a saber que Hugo Almeida está recuperado...

22.10.09

Se calhar ja podiamos ter ganho tudo?

Paulo Bento da' entrevistas mais extensas do que o normal, escarrapachadas em toda a comunicacao social. Nao ouvimos o Jesus ou o Jesualdo falarem tanto. De repente, 4 anos depois, pergunta-se a Bento se a ideia de ficar outros 4 tem sentido, como quem deseja a um octogenario no seu dia de anos que celebre outros 80. Amplifica-se a ideia de que o problema do Sporting sao as arbitragens. Estas paragens no campeonato tem sido aproveitadas de uma forma muito inteligente pela empresa Sporting. Se algo que esta direccao tem eficacia e' na gestao da comunicacao. Os timing certos, as cumplicidades dos jornais adequadas. Que filhos de puta.

Por minha vez, deixo aqui a promessa que nao volto a escrever sobre o estado lastimavel deste clube, o mesmo e' dizer, estou farto de ver chuva a cair no molhado. A minha ideia inicial seria contrabalancar a comunicacao social que, salvo uma ou outra excepcao, e' cumplice passivo das ideias mediaticas dos dirigentes do Sporting. Mas talvez tivesse sido uma ingenuidade minha.

Maturação


Hulk, o incrível, ontem deu mais uma pequena amostra de todo o seu potencial... Não apenas pelos 2 golos mas pelo que jogou e fez jogar. Está claramente a subir de forma tal como outras peças chave da equipa, designadamente, Raúl Meireles e Rodriguez. É uma equipa em fase de maturação a criar mecanismos muito próprios e extremamente bem adaptados às características dos jogadores do plantel... Muito ainda há para fazer e trabalhar e muita coisa há ainda a corrigir - Mariano não é jogador para o FCPORTO, não foi e nunca será. Não percebo mesmo porque é que continua a jogar e é sempre primeira opção quando algum jogador falha... Das duas uma: ou treina muito bem ou anda a papar o JF.

O FCPORTO deu ontem um passe de gigante para a passagem aos oitavos de final da CL, no entanto, e como é apanágio desta invejável equipa, não haverá facilitismo e lutaremos até ao fim e, quiçá, disputaremos o primeiro lugar do grupo contra o todo poderoso Chelsea.

FORÇA PORTO!

19.10.09

Que playoff não signifique layoff

Portugal jogará com a Bósnia o apuramento para o Mundial, primeiro jogo em casa segundo fora. A Bósnia foi a equipa que marcou mais no apuramento (25 golos), mas penso que também será das equipas melhor classificadas a que mais golos sofreu (13), muito graças à selecção espanhola (6 golos sofridos ao todo contra a Espanha). Desta constatação estatística e sabendo do valor de Dzeko resulta que esta é uma equipa com um ataque muito bom e uma defesa mais fraca.
E isso será bom para a selecção portuguesa? Não sei, mas sei que Queiroz é um seleccionador que quando se vê a ganhar, não quer ganhar por mais e sim, defender o resultado. Isso é facilmente observado com as substituições que geralmente faz (pondo médios ou defesas para segurar vantagens mínimas). Disto resulta a meu ver, uma vitória por números reduzidos em Lisboa e um sufoco em Sarajevo... Logo, não acho que seja assim tão irrelevante, como Queiroz julga, ser o primeiro jogo em casa e o segundo fora...

Mais notícias sobre este assunto: maisfutebol (1), (2), (3), (4)

17.10.09

Sporting à Benfica

Talvez já vai um bocado fora de horas, mas não podia deixar passar esta oportunidade para comentar a Assemblei Geral (AG) do Sporting. Apesar de ser Sportinguista e de sempre pensar que certos comportamentos não se poderiam passar no Sporting, à semalhança do que acontece em outros Clubes, nomeadamente o Benfica, fiquei espantado com o sucedido na AG. Assim, e à semelhança das AG do Benfica, em que acaba sempre tudo com vontade de andar à pancadaria, numa da últimas até o presidente da AG (Manuel Vilarinho) teve que intervir porque se não o Presidente do SLB, LFV, tinha efectivamente levado umas "galletas", na AG do SCP como sempre os "velhos" ocupam as filas da frente têm sempre "ideias" inovadoras, e refilam com tudo o que há para refilar, até com o papel higienico das Instalações Sanitárias que por vezes é insuficiente e não é reposto no decorrer de um jogo de bola. Após estas trocas "intelectuais" de ideias, aparecem meia duzia de adeptos de uma das Claques organizadas do SCP, que também insatisfeitos com os resultados e exibições do SCP, resolveram "apimentar" o debate. Assim, e após breves minutos, a convar entre "velhos" e Juve era do estilo, e passo a citar: "ó velho do c.....o não tens cara para levar um estalo". Nesta altura estava a ver o filme todo e saiu-me a expressão: "porra estes gajos parecem do Benfica".
Assim em jeito de conclusão, espero que este tipo de acontecimentos não volte a acontecer no Sporting, pois ainda assim a votação não deu margem para dúvidas....
Saudações leoninas

15.10.09

Objectivos do Sporting - entrevista de JEB aos jornais

Quando Bettencourt chegou a presidente entitulou Paulo Bento de melhor treinador da história do Sporting. Logo aí achei estranho, não só pela forma como Paulo Bento nunca pôs o Sporting a jogar à bola, mas também por em 4 anos ter ficado apenas 4 jornadas no 1º lugar. Lugar que pretensamente é o objectivo do Sporting.
No entanto, esta época parece que as pessoas acordaram e embora o Sporting apresente uma performance de certa forma semelhante a outros anos, as pessoas até então adormecidas repararam no péssimo desempenho da equipa, estando mais indignadas que nunca. Eu, como benfiquista, sempre achei que seria por estarem atrás do Benfica. Suspeita confirmada agora numa entrevista de Bettencourt ao Record (versão integral) em que diz:

"- O Sporting vai ter mais recursos financeiros para investir no futebol. Esse é o grande argumento?

- É o objectivo, claro. Quando o Sporting se sagrou pela última vez campeão, gastava o mesmo que o FC Porto e o Benfica. Eles hoje gastam e investem mais, enquanto nós gastamos menos do que em 2002. Temos um orçamento que se calhar é caro para ficar em 3º lugar e que para ser campeão é muito barato.

- Uma boa desculpa...
- Não é desculpa nem desresponsabilização, mas põe mais pressão em todo o lado. O Sporting trabalhou mal a questão do 2º lugar. Sabíamos todos que era difícil ficar quatro anos à frente do Benfica e que a probabilidade de isso voltar a acontecer iria reduzir-se de época para época.

- Tendo essa consciência porque elevou a expectativa quando se candidatou?
- Foi talvez um dos problemas da minha candidatura: todos sentiram a pressão de fazer um brilharete. Talvez também não contássemos muito com o pé no acelerador do nosso concorrente. A verdade é que se criou uma pressão muito grande a todos os níveis, inclusivamente equipa técnica e jogadores. Todos sentiram uma pressão brutal de não falhar. Essa pressão vem da autoexigência e do brio. Por outro lado, anteriormente, poderíamos dizer que o plantel do Sporting era muito jovem e que, de alguma forma, essa circunstância permitia-lhe estar liberto de uma certa pressão. Mas hoje eles já não são os jovenzinhos que acabaram de chegar à equipa e passaram a sofrer a cobrança de fim de linha.

Enfim, temos então o verdadeiro objectivo do Sporting desmascarado numa entrevista que acaba por mostrar o lado mais cómico-dramático do presidente do Sporting. Estranho ver um clube como o Sporting com estes objectivos, mas a partir do momento em que são presididos por alguém que considera uma cruz ter sido campeão...

Para terminar o tema "objectivos" digo-vos que embora o Benfica tenha andado mal classificado (3ºs e 4º lugar), sempre olhou para o 1º lugar e considerou seu concorrente a equipa que vai em 1º lugar.
----

Mas esta entrevista é tão rica que não poderia apenas terminar a minha análise neste tema, mas antes de passar a outros pontos, informe-se o sr Presidente ("Mas hoje eles já não são os jovenzinhos que acabaram de chegar à equipa e passaram a sofrer a cobrança de fim de linha") que a média de idades dos jogadores utilizados este ano é inferior à do ano passado, como se pode ver aqui. Mas continuemos a dissecar esta entrevista:
"- Vítor Pereira disse que estaria disponível a receber em audiência quem quisesse ser esclarecido pela comissão de arbitragem.

- Assim como aos clubes é exigido outro tipo de comunicação, também acho que há coisas que podem e devem ser explicadas para conforto de todos. Por exemplo, se na final da Taça da Liga há um erro grave que influencia e determina o resultado, os responsáveis devem vir a público dizer: isto correu mal, errámos! Põe-se um ponto final no assunto e seguimos todos a nossa vida.

- Insistindo: Vítor Pereira está disponível...
- É um caminho que pode e deve ser usado. Tem de haver maior aproximação.

- Mas já usaram?
- Não. Temos andado de costas voltadas. Temos todos a obrigação de melhorar as relações.

- A arbitragem serve de desculpa para tudo?
- Não, nem o Sporting usou esse argumento."

Enfim...

----------

- Como reage à antipatia que se gerou em relação a Ângulo logo no primeiro jogo?
- Acho que ao segundo já foi melhor... Ele sabe como é, aguentou bem. Tem muitos anos de futebol.

Desconheço qual o segundo jogo. Mas ou foi na Holanda em que entrou ao 82min ou foi contra o olhanense que saiu aos 27min.

------

- Com o Hertha o Sporting ganhou e a reação foi idêntica...

- Acho que aí exagerámos na má exibição.

Muito bom este conceito de quantificar as más exibições.

-------

Para acabar, JEB deixa-nos em tom paternalista com um conselho:

"Demora tempo conhecer o Sporting. Não se nasce presidente do clube em 24 horas. Precisei de 3 meses para perceber o que é o clube. Aliás, recomendo vivamente a quem tenha a ambição de ser presidente do Sporting para se preparar e estudar"

14.10.09

a estrategia obscura do Bettencurismo


Tera' dito Adolf Hitler no dia 22 de Marco de 1933, lancando uma Nova Ordem, tal como se anuncia agora uma Nova Era. Custou-me sempre compreender como e' que uma nacao de musicos, filosofos, poetas e humanistas confluiu para aquele que foi o caso mais impressionante de insanidade colectiva de que reza a historia como foi o periodo Nazi. Mas a natureza humana tem destas coisas e e' muito mais facil ficarmos insanes se o proximo tambem o estiver.

E' claro que a comunicacao social tem um papel incontornavel nesta doenca Bettencourt, tal como o teve Goebbels. Mas a propaganda nao e' suficiente para me explicar fenomenos de lavagem cerebral colectiva.

Varias sao as razoes que me levam a considerar um erro estas sinistras votacoes (estao muito bem explicadas aqui, por exemplo), mas acima de tudo o elemento principal e' o facto do homem ser um mentiroso, distorcedor da realidade, manipulador e nao ter vergonha na cara. Nao existe tentativa de informar os associados das reais intencoes dos dirigentes. Tal eh inadmissivel. Num dia JEB diz que o Sporting luta pelo titutlo, no outro diz que isso so pode ser possivel, eventualmente, na proxima epoca. Ha estrategia ou nao? O que me parece e' que existe uma estrategia, obscura e real, e outra superficial, charmosa e que nao tem nada a ver com a realidade, servindo apenas o proposito eleitoral. Este tipo de pessoas sao perigosas.

Em tal estado hipnotico, parece natural que um dirigente diga coisas como esta.

Ou seja, a venda da Academia exigiria sempre o voto favorável dos sócios.

Subitamente, o poder democratico deixou de fazer sentido, e se a comparacao com o nazismo e' exagerada em termos concretos, em termos estruturais eh perfeitamente ajustavel.


artigos relacionados: publico, maisfutebol

13.10.09

As Selecções e os lesionados

É incrível a forma como alguns seleccionadores nacionais arriscam a utilização de jogadores que não estão em condições de jogar. O caso mais flagrante é obviamente o de Cristiano Ronaldo. Carlos Queiroz e o departamento médico quiseram à força que o avançado jogasse com a Hungria e o resultado está à vista: agravamento da lesão e um mês e meio de paragem. E quem paga? O jogador e o Real Madrid, que dispensa como se sabe um salário elevadíssimo a Ronaldo e ficará impedido de o fazer alinhar durante um período que se poderá estender a mês e meio. Situação exactamente igual passou-se com Matías Fernández, mas passou relativamente despercebida. Foi utilizado pelo Chile no passado domingo e agravou a lesão, exactamente no mesmo local da de Ronaldo: tornozelo direito.
Carlos Queiroz tem ainda a distinta lata de dizer que espera a presença de Ronaldo no jogo com Malta desta quarta-feira. Na bancada, desta vez... Vá lá! Só faltaria que Cristiano Ronaldo voltasse a jogar exactamente por altura dos play-off, não?
Yannick, por outro lado, foi convocado para a recém-criada selecção de sub-23, que foi participar num importantíssimo jogo contra uma equipa qualquer de cujo nome não recordo. Lesionou-se. "É uma lesão sem importância. Estará certamente apto para o próximo jogo do Sporting", disseram os médicos da Selecção. Pois, afinal parece que vai estar de fora dois meses...
E Cristian Rodriguez, que tem passado mais tempo lesionado do que apto esta época, mas que mesmo assim soma mais minutos na selecção uruguaia?
Ninguém duvida da importância das Selecções Nacionais, mas a impunidade com que estas situações ocorrem (evidentemente que no caso de Yannick foi um azar) é impressionante.

11.10.09

3-0 e nem jogámos como equipa

Do jogo Portugal - Hungria salientaria alguns pontos:

- Portugal tem jogadores, mas como equipa não joga nada. Vemos até boas jogadas mas que apenas resultam do talento dos nossos jogadores. Se há jogadores que de tão maus que são fazem-me pensar que eu poderia ter sido jogador de futebol (exemplo: Hugo Almeida, Custódio, etc e tal), há também treinadores que de tão maus fazem-me pensar que eu também poderia ser treinador (exemplo: Queiroz). Jogando com os meus amigos e se 5 minutos antes enquanto aquecemos dissermos "tu vais para ali prá direita, eu fico no meio, tu vais lá prá frente", temos exactamente os mesmos automatismos desta equipa. A diferença está na qualidade dos jogadores.

- Fiquei muito contente quando vi que Queiroz tinha ganho juízo e ia pôr Pedro Mendes a titular em detrimento de um Pepe adaptado. Passados uns minutos soube que só assim foi porque Pepe estava castigado.

- Pedro Mendes faz um jogo excelente. Merece até um destaque no maisfutebol:
"Pedro Mendes, a surpresa nada desagradável
Foi a surpresa do «onze» e não desiludiu. Bem pelo contrário. A sua exibição comprova que, frente a equipas como a Hungria, Queiroz pode apostar em jogadores com características distintas de Pepe. "
.
Mas o que é isto? "nada desagradável"? "frente a equipas como a Hungria"?... Miserável jornalismo desportivo português... A sua exibição comprova que é um dos melhores jogadores portugueses e merece ser titular desta selecção contra Hungrias ou contra Alemanhas.

- E por falar em miserável jornalismo desportivo português, falo também no Bernardino Barros. BB depois da vitória do Porto contra o Atlético como nota final fala em Simão Sabrosa e diz: "Pela boca morre o peixe, após ter chegado ao Porto com declarações para inflamar o ambiente, faz uma exibição fraca. Queiroz deveria estar atento a este jogo para fazer a convocatória". Pois bem, Simão jogou, jogou bem e marcou 2 golos. BB agora digo-te eu: pela boca morre o peixe. Já agora, as declarações de Simão foram estas. Enfim... o jornalismo português gosta que os jogadores digam todas as banalidades e lugares comuns politicamente correctos que se ouvem há décadas...

-Meireles está muito em baixo de forma, Moutinho ou Veloso, um deles merece uma oportunidade.

Outras notícias deste jogo: maisfutebol, i

10.10.09

Rabiu de saida?

Os dirigentes nao tem de se pronunciar de cada vez que um agente emite um coice ameacador. Mas tendo em conta os casos anteriores de esbanjamento de talento (especialmente o contratado a peso de ouro), exige-se uma explicacao em relacao a isto.

8.10.09

Ryan Giggs e as selecções

A FIFA anunciou que após o Europeu de 2012 as janelas de competição das selecções deixarão de ser de sexta a quarta-feira para passar a terminar à terça-feira. Isto leva a um estrangulamento das selecções, como diz Nuno Madureira no maisfutebol.
Na verdade, também não sou muito a favor destas jornadas desgarradas que quebram ritmo aos campeonatos e que não dão a nível de selecções para mais que um par de treinos para os jogadores conviverem um pouco entre eles. Tal como a FIFA acho que é necessário mudar. Mas mudar não significa acabar ou estrangular. Mudar para mim, significa, por exemplo dedicar 1 mês por ano a mini liga de qualificações. e uma qualificação fazer-se após esses 2 séries de ligas. Esta é apenas uma ideia. Acabaria por possibilitar a formação de um plantel, sistemas de jogo, rotinas, e daria maior importância as selecções e no computo geral os clubes não sairiam muito mais penalizados comparado com o que são hoje.

Este jornalista refere ainda um argumento de muitos dos que estão a favor desta medida (ou mesmo do desaparecimento das selecções): são os clubes que pagam os ordenados. Na realidade são os clubes. Mas também é nas selecções que muitos jogadores aparecem. Jogadores fracos, de clubes secundários, que conseguem ser transferidos e dar dinheiro aos seus clubes.
Então e os jogadores já consagrados? O que os clubes grandes ganham com isso? Das possíveis respostas para essas perguntas, começo por falar de Ryan Giggs. Um dos melhores jogadores dos últimos tempos que viu o seu reconhecimento internacional bloqueado pela fraca selecção de Gales. Claro que desportivamente para o Man Utd é e foi igual ao litro, mas a nível financeiro (que é a esse nível que muitos gostam de criticar as selecções por estas não pagarem os ordenados) a nível de marketing e merchandising, o nome Ryan Giggs poderia ter dado bastante mais do que deu. Exemplo de como pode ser importante a selecção num jogador consagrado, são os cálculos do Real que, segundo o Correio da Manhã, aponta para 100 Milhões que deixam de entrar nos cofres do clube no caso de Cristiano Ronaldo não ir ao Mundial.
Fazendo contas muito por alto, temos:
Ronaldo custa 1-1.2M por mês, 2 meses de qualificação mais 2 meses de Mundial dariam no máximo: 4.8 M. Desses as selecções têm já hoje de pagar uma parte (pequena, mas têm). Mesmo não contando com isso 100 -4.8 = 95.2 M que a Selecção pode dar ao clube.

Temos ainda o caso do LA Galaxy que confirma mais um empréstimo de Beckham ao Milan para que este possa ir ao Mundial.

As selecções são importantes. A nível desportivo, Mundiais, Europeus continuam e continuarão a ser competições de referência e das mais apaixonantes. A nível financeiro, também o são, não apenas para as Federações e Confederações, mas também para os clubes dos jogadores.

o Paulo Bento e o sexo estilo missionario

Diz o Manel Jose que o Paulo Bento tem feito um trabalho notavel.
Tem.
Tendo em conta a sua inexperiencia e uma direccao determinada a comprar Farneruds e Purovics, sabe-se la com que motivacoes empresariais, foi notavel ter atingido uma certa coesao de balneario que permitiu ao Sporting bater-se nos ultimos anos no campeonato com algum espirito competitivo, fruto em grande parte de um Benfica apatetado e ausencia de outros clubes significativos no nosso pais. Atingiram-se assim os segundos lugares e umas tacas de Portugal. O que nao foi mau, admito. (E para os que menosprezam a Taca de Portugal, ainda me lembro da primeira taca que vi o Sporting ganhar em 95, frente ao Maritimo, gracas ao golos do homem-da-mochila, Iordanov, e da euforia de sangue que isso me deu. Mas estavamos em tempos de uma certa ingenuidade, quando o futebol europeu nao se encontrava muito diferente do que era ha 40 anos atras.)
E por isso agradeco ao Paulo Bento, treinador escolhido pelo acaso e por motivos financeiros, essencialmente, que agarrou na estrutura que o Peseiro tinha montado (este sim um bom estratega, homem inteligente) e juntou-lhe a garra e determinacao que o sotor nao tinha (quando Rochemback o mandou tomar na bilha, deu-me a sensacao que o Peseiro ate lhe agradeceu a criativa sugestao).
Resultado PB: um futebol mais ou menos organizado mas muito esforcado, sempre, alguma sorte, algum azar, e que funcionou mais ou menos.
Erros cometidos nao foram nunca eliminados (fraqueza aerea, apardalamento nas bolas paradas, ausencia de criatividade tactica, fulgor ofensivo pouco suportado fruto de velocidade cruzeiro na transicao defesa-ataque) e pouco a pouco o modelo esgotou-se.
Isso foi visivel para varios sportinguistas a meio da epoca passada (sobretudo), e a incapacidade do Paulo Bento de mudar de corte de cabelo, assim como de atitudes tacticas, tornou-se insuportavel.
E impensavel nao se mudar de treinador. Ja. Nao tem nada a ver com a chicotada psicologica precoce descrita aqui. Trata-se de um problema de fundo que tem sido adiado ad aeternum, ou, se preferirem, forever. Um problema ha muito identificado pelos sportinguistas mais atentos, como ovencido candidato as eleicoes presidenciais do Sporting. E desafio aqui qualquer sportinguista a defender a continuidade deste treinador usando criterios racionais. Agradeco ao Paulo, sinceramente, pelo trabalho feito. Mas chegou ao fim.
Ha muito que todos deviam ter desconfiado da sinistra insistencia no risco ao meio: um homem tao teimoso como este nao podera nunca ser grande coisa como treinador, como lider, e faz-me perguntar se a sua esposa nao estara farta de ser comida sempre da mesma maneira. E' que eu estou!