5.7.10

Moutinho

Uma das regras de ouro do jornalismo é ouvir as várias partes em questão. Neste caso Moutinho, só o Sporting falou até agora. Vamos esperar para ouvir o FC Porto e o jogador. No entanto, mesmo descontando o facto de Moutinho poder ter tido um comportamento censurável, Bettencourt e Costinha que não se ponham com o ar de virgens ofendidas que mostraram na conferência de imprensa de hoje.
A saída de Moutinho para o FC Porto foi cozinhada entre os dois clubes ao longo das últimas semanas. O facto mais visível foi a notícia lançada de dentro do Sporting, segundo a qual Moutinho deixaria de ser capitão. Objectivo? Desgastar o jogador, que já não tinha uma boa imagem junto dos adeptos. De seguida, o FC Porto começa a pressionar o jogador, que vendo o espaço de manobra reduzido em Alvalade e tentado por uma proposta desportiva e financeira superior, aceitou transferir-se para o FC Porto. Se pressionou ou não o Sporting a sair, isso já não sei. Se o fez nos termos referidos por Costinha e Bettencourt é obviamente muito grave.
A verdade é que não apareceu qualquer proposta do estrangeiro pelo jogador. 11 milhões e mais 25 por cento numa possível futura venda parecem-me números bastante aceitáveis. E sem esquecer que a dívida do Sporting de 2,5 milhões do Postiga foi apagada (incrível, ainda devíamos 2,5 milhões por um jogador que marca um golo por época!!)
De registar que desde a sua chegada, Costinha quis colocar fora do clube os dois melhores profissionais do Sporting. Um (Moutinho) conseguiu. O outro (Izmailov) ainda não. Moutinho passou de repente a ser um mau profissional? Um louco? Ah, é verdade, o episódio do Everton. Curioso que a maioria dos sportinguistas tem esta faceta de se achar moralmente superior. Ok, o rapaz teve um devaneio em cinco anos... E então? Não tem direito a errar? Não foi sempre o primeiro a lutar dentro de campo? A verdade é que desde essa altura Moutinho não voltou a ter o mesmo ambiente em Alvalade, chegando-se ao cúmulo de ser insultado várias vezes por uma claque, a outrora grande Juventude Leonina, que agora não passa de um grupo de rapazinhos que já nem se fazem ouvir.
A verdade é que o Sporting orgulha-se muito da sua formação. Mas depois, o que se faz com esses jogadores?Trata-os mal.. Nani chegou a ser assobiado de cada vez que tocava na bola. Veloso igualmente. De Patrício então nem se fala... E se alguns destes jogadores dão maus exemplos, a culpa é de quem os lidera.

7 comentários:

Joao Nuno Rodrigues disse...

Não são 25% de uma possível futura venda.
São 25% da eventual mais valia de uma futura venda.
Mais um tiro no pé, por José Eduardo Bettencourt. Incompetente profissional...

Anónimo disse...

Como se pode defender um Furûnculo? Haja paciência!!!

AMILCAR disse...

Muito bom post!

Também não compreendo a saída deste excelente jogador nestas condições. A saída era previsivel..toda a gente se lembra do slb vender os seus melhores jogadores,tal como o porto.
O incompreensivel,é um clube de formação,como o sporting,gerir tão mal os seus activos.
E é muito grave,essa história do coração ao clube..
O atleta tem sempre de dar tudo ao clube e nada em contrário?
Mas já não deu em campo?
É um filho ou um activo?
Dava jeito neste pior momento do sporting? sem dúvida. Mas o modelo de gestão do sporting não é da responsabilidade dos jogadores. Ou seja,o normal é os clubes portugueses não poderem nunca evitar as vendas,por duas razões:equilíbrio de contas e salários estrangeiros que não podemos suportar,e os quais os jogadores não podem ignorar na sua curta carreira.
O sporting deu-lhe formação,é certo. Mas isso tem uma contrapartida,a de já não ter tido de o contratar a outro clube menor que o tivesse formado..não faz disso paizinho do jogador. Ambos ganham,e que eu saiba (quase)ninguém duvida que o Moutinho deu muito ao sporting. Deviam no ter deixado sair mais cedo.
E a ser verdade que o Zahavi só o conseguia colocar noutro clube por 7,5 MIlhões,parece me que o bettencourt não tinha hipoteses de não o vender ao porto. Isto agora,já é só para entreter notícias e adeptos..
Abr

Frederico disse...

E pelos vistos o Izmailov também está a ser cozinhado!
E também por valores inferiores aos que recentemente recusaram!

André Cruz Martins disse...

Exacto, João Nuno, obrigado pela correcção. Ou seja, só se for mais de 11 milhões de euros é que o Sporting terá direito a esses 25 por cento

Bobe disse...

onde viste isso dos 2.5 Milhões do Postiga? onde quantificam?

André Cruz Martins disse...

Tinha-se dito isso do postiga mas pelos vistos nao é verdade