25.7.09

A mais miserável pré-época de que há memória

Como sportinguista esta está a ser uma das piores pré-épocas de sempre.

Porque o Sporting na época passada apresentou exibições deploráveis, fragilidades bizarras e acima de tudo passou uma ideia de que os jogadores não constroem o que quer que seja.

Esta observação pode parecer contraditória com os resultados desportivos, uma vez que foi vice-campeão e atingiu os oitavos-finais da Champions, coisa que nao sucede todos os anos.

Mas quem viu os jogos sabe perfeitamente que as vitórias foram sempre pouco convincentes, hesitantes, revelando uma equipa chatíssima, sem grande poder atacante e ao mesmo tempo sem estrutura defensiva. Valeu-nos um Benfica esquizofrénico, um grupo da Champions desequilibrado e um Liedson lutador como nunca, capaz de roubar bolas a defesas com excesso de confiança. Porque... construção de jogadas? zero; espírito vencedor? quase nenhum; maturidade? pois. Miserável é o adjectivo adequado ao que foram os jogos do Sporting na época transacta. E o pior de tudo é que o dinheiro gasto na contratação de jogadores (seja com a sua transferência ou os seus ordenados) revelou-se ter sido muito mal gasto, a venda de património não serviu para abater o défice, eternamente crescente, e nao houve nenhum aproveitamento de um jovem produto da Academia, querendo com isto dizer, que não foi possivel rentabilizar nenhum investimento feito na mesma, sob a forma de resultados desportivos ou venda de jogadores, como tem sido costume, por muito que doa aos sportinguistas.

Querendo com isto dizer que nessa época:

-Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Djaló e Ronny nao se afirmaram, como seria de esperar, tendo o primeiro visto o seu valor no mercado a descer a pique, e o ultimo dispensado dos quadros do clube, embora por todos continuem a ser considerados jovens promessas;

-comprovou-se que Romagnoli nao é uma mais valia para o clube;

-Stojkovic, por razões nao explicadas, acabou em desgraça;

-Vukcevic, por razoes não desportivas (e também não explicadas), não teve 1/4 do rendimento que deveria ter tido.

-Hélder Postiga passou a época no banco, depois de um investimento financeiro muito significativo.

Houve eleições e os sócios decidiram que afinal de contas não estavam desanimados coisíssima nenhuma, que afinal de contas o Paulo Bento é bom treinador, que afinal de contas os investimentos e a gestão financeira no Sporting tem sido muito boa.

Os resultados nos jogos de pré-época do Sporting são apenas um prenúncio do que lhe vai acontecer ao longo do ano. Estou curioso para saber o que vai acontecer lá para Outubro e se aos responsáveis vão ser apontados finalmente os dedos dos associados.

2 comentários:

PC Jr. disse...

SCP é isto.

Cisto disse...

SCP, neste momento, e' isso, sim. Mas o facto de ganhar quase todos os jogos com o FCP da-me esperancas!