27.7.09

mais um Caicedo


(Será a frase proferida pelos sportinguistas na próxima pré-época quando um novo jogador medíocre e extremamente dispendioso estiver em vias de ser contratado.)

Os sportinguistas escolheram José Eduardo Bettencourt como seu presidente devido as suas capacidades enquanto gestor, tendo o outro candidato sido vítima de uma campanha de descredibilização, sendo por várias vezes apelidado de um novo Jorge Goncalves. De repente cultivou-se um espirito de elitismo que nunca conheci no Sporting: um elitismo do sangue e não do espírito. Irónico o facto de ter sido aquele que suscitou nos sportinguistas o metodo dinástico de escolherem nos seus presidentes, Jose Roquette, ser agora suspeito da trafulhice BPN.

Mas fujo a questao em causa: Felipe Caicedo, ou o brilhantismo empresarial dos dirigentes do Sporting. Sou totalmente contra contraterem jogadores só por contratar, mas, a luz do que ja aqui escrevi era por demais evidente de que o Sporting precisava de mais reforços para além do Matigol.

O problema é que o Sporting começou a contratar para as posições erradas e com os timings errados. Mas, se é discutível a necessidade de mais um médio centro, que obrigará o João Moutinho a jogar ligeiramente fora de posicao e a não se afirmar de uma vez por todas como o 10 que a Seleccao Nacional precisa, além de inibir a utilização de outros promissores jogadores, como Adrien Silva (um pouco emparedado entre Miguel Veloso e Rochemback) ou de mais um avançado sem provas dadas de goleador, o que vai limitar a utilizacao do Helder Postiga (jogador bastante dispendioso) e Yannick Djaló (que tem 18 golos marcados pelo clube onde foi formado), torna-se absolutamente grotesca a contratação de um avancado de salários de Premier League, que segundo o Público é a grande esperança dos sportinguistas, numa altura em que não vai poder ser utilizado no primeiro jogo de apuramento para a Champions League. E relembro que se o Sporting passar a fase de grupos recebe 5 milhoes de euros.

Não defendo o contar com o ovo no cú da galinha como política de contratações, mas isto que se observa é absolutamente ridículo e uma vez mais não vejo os jornais comentarem tamanha estupidez.

6 comentários:

Bernardo ON disse...

Não sei se vai ter sucesso mas compreendo a aquisição do Caicedo. Traz peso ao ataque e faz parte da chatíssima selecção equatoriana que não para de correr, seja para a frente seja para trás, criando alguma ansiedade em adversários menos preparados - e até ao Brasil e Argentina.
Percebo a questão do Raúl quanto a tratar-se de um jogador oriundo da Premier League: (1) devido ao perfil salarial e (2) por um possível, ou provável, desinteresse na defesa de um clube que só deverá representar durante uma época, enquanto o City vê no que dão os seus outros avançados.

Bobe disse...

Uma coisa no Sporting que não entendo muito bem, nem sei, é o que fez o Gonçalves de tão mal ao Sporting para qualquer presidente que julgam que possa ser mau, ser logo comparado a ele?
Os sportinguistas estão adormecidos nesta monarquia e quando ouvem algo diferente e com nome não pomposo estranham.
Qt ao Caicedo pode jogar, foi inscrito a tempo. Tal como foi o ano passado na premiership e pouco jogou :P
Pode até ser excelente, mas é estranho que venha emprestado por 0 €, por uma equipa que este ano quis acima de tudo investir em avançados.

PC Jr. disse...

Disseram-me que o Liedson vai ser comprado pelo FCPORTO, o que a ser verdade, justifica perfeitamente esta contratação/empréstimo do avançado Caicedo...

Deixem de dizer mal, só por dizer, do Sr. Presidente recém-eleito para o simpático Sporting Clube de Portugal!

Eu gosto do SCP porque eles são humildes e preocupam-se com o poderio INVICTO - Bettencourt: «O nosso adversário principal é o FC Porto».

Cisto disse...

Bernardo: avançados de peso teve o Sporting muitos começando no Skuhravy, passando pelo Ouatara, Alecsandro, Koke, e acabando no Mota ou Purovi. A lista é infindável, comparável apenas à lista de contratações falhadas do Artur Jorge nos tempos do Benfica.

João: está inscrito mas na prática qual é o treinador que vai pôr um jogador a jogar tendo apenas um treino e meio pelo clube em início de época?

JPiLinha: afirmar que o principal adversário de uma equipa candidata ao titulo é aquela que foi campeã nos últimos anos é uma banalidade.

PC Jr. disse...

Não tinha interpretado dessa forma as tuas palavras... concordo plenamente que o Sr. teu Presidente Bettencourt e o SCP são uma "banalidade"!

Cisto disse...

Infezlimente concordo contigo na questao do presidente. E' por isso que ele esta' desadequado a tamanho clube, cuja matriz de adeptos e' a mais rica de Portugal, e nao me refiro a termos financeiros.